Área de SMS da Petrobrás envia ponderações ao NF sobre problemas em P-33

Sexta, 14 Setembro 2018 08:11

O Sindipetro-NF recebeu ontem, da área de SMS da Petrobrás, ponderações acerca de matéria publicada pela Imprensa do NF sobre a exposição de trabalhadores da plataforma P-33 a um forte mau cheiro (aqui).

O sindicato reafirma o incômodo sofrido pelos petroleiros a bordo, que busca ser minimizado pelos representantes da empresa. A entidade admite erro, no entanto, na informação de que teria havido um "rompimento" na tubulação. O correto é que houve um entupimento.

O NF mantém a orientação aos trabalhadores para que enviem mais informações sobre esta e outras ocorrências, acidentes e pendências de segurança nos locais de trabalho, para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Confira abaixo as ponderações enviadas ao sindicato pelo representante da área de SMS da empresa:

Sobre o forte odor

"Não houve odor no casario. Essa informação não procede. Foi localizado nas proximidades da área de descarte. Como informei, tão logo constatado, e complemento que de maneira responsável e diligente, interrompemos o descarte. Foi realizado tratamento químico com uso de biocida nos tanques de carga que possuem água armazenada, tendo sido o descarte de água produzida restabelecido sem anormalidades".

Sobre descarte do tanque de esgoto

"Sobre o esgoto sanitário, não houve mangueira improvisada. Isso também não procede. O que ocorreu foi um entupimento na tubulação de saída do tanque de rejeito. Informei que devido a uso inadequado do sistema de esgoto sanitário, onde foram descartados materiais como trapos, pedaços de corda, entre outros. Foi necessário utilizar um mangote para desviar o fluxo durante a intervenção para abertura das linhas originais para desobstrução. Após intervenção, não foi constatado odor na praça de máquinas e corredores".

Sobre a tubulação

"Em momento algum mencionei rompimento. Disse entupimento. Da forma que ficou traz interpretações equivocadas. Lembrando que no desentupimento foram encontrados trapos e cordas".