Halliburton continua enrolando trabalhadores

Terça, 10 Outubro 2017 15:48

Aconteceu nesta segunda, 9, mais uma reunião de negociação entre representantes da FUP, Sindipetro-NF e  da Halliburton para debater o ACT 2017/18 e uma solução para as questões dos trabalhadores da WP

A FUP e a empresa apresentaram propostas de solução para o setor WP/Macaé. A proposta da Halliburton é manter a regra acordada em audiência até 31 de agosto de 2018, ou seja, o pagamento de 5% das folgas.

Já a FUP  propõe o pagamento do passivo para os trabalhadores próprios que embarcam. E para as folgas que surgirão, a proposta é a compensação das folgas no prazo de 30 dias, do desembarque.

Para o movimento sindical, a discussão do acordo coletivo dever acontecer em paralelo à discussão de WP, dessa maneira, é necessário que a empresa apresente as propostas para os dois casos.

Os representantes da empresa, rejeitaram  a proposta de WP apresentada pela FUP alegando não ter condições de operacionalizar os pagamentos no prazo de 30 dias, devido ao número de funcionários.

Os representantes dos trabalhadores esclareceram que é necessário estabelecer uma data limite para que os pagamentos das folgas suprimidas entrem na folha, independente do prazo para compensá-las, que deve ser no mês subsequente da realização dos embarques.

Sobre o ACT, os representantes da Halliburton não apresentaram uma contraproposta às reivindicações de ganho real mais reposição inflacionária dos benefícios econômicos. O movimento sindical solicitou um posicionamento e uma proposta oficial para as próximas semanas.

Os representantes da empresa ficaram de analisar as propostas,  formalizar a proposta da empresa do aditivo do ACT e dar um retorno de uma data de reunião na próxima semana. Além disso, ficaram de apresentar o levantamento sobre as denúncias apresentadas nas reuniões anteriores sobre o embarque dos estagiários.

Participaram da reunião pela FUP, os diretores Eneas Zanelato  e Tadeu Porto, pelo NF,  Wilson Reis e Eider Siqueira, mais a assessoria jurídica composta por  Marco Aurélio Parodi .