2° Seminário Diversidades acontece hoje em Macaé

O Sindipetro-NF realiza hoje (7), o 2º Seminário de Diversidades “Nas Cores da nossa luta”, no Clube Cidade do Sol, em Macaé. O evento conta com palestra da influencer Rita Von Hunty às 19h. Rita é uma persona de Guilherme Terreri Lima Pereira, formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Em suas palestras, busca quebrar estereótipos sobre drag queens e aprofunda o debate sobre temas contemporâneos dos costumes e da política.

Segundo Bárbara Bezerra, do Departamento de Cultura do Sindipetro-NF, a grande importância de pautar esses temas é perceber que dentro das diversidades há um esquecimento de como garantir os direitos das pessoas LGBTQIA+. “Precisa ter ainda mais diálogo dentro da Petrobrás onde os assédios foram escandalizados pela imprensa e nós não temos dimensão de quanto assédio essas pessoas sofrem no dia a dia de trabalho e o quanto elas estão ausentes das áreas de poder e de decisão da companhia, por isso, esse diálogo e esse seminário são tão importantes. A luta contra homofobia é uma luta por direitos humanos, pela vida, por direitos iguais, respeito, liberdade e estamos falando de luta contra a violência e contra a morte”, pontuou Bárbara.

Este segundo Seminário é dedicado à promoção da igualdade e respeito às diferenças, uma atividade pioneira no movimento sindical petroleiro, que busca estimular na categoria a discussão sobre homofobia e outras formas de preconceito de orientação sexual e de gênero. Para a entidade, é necessário lutar contra todas as formas de opressão e pautar esse tema é motivo de muito orgulho, estando lado a lado com todas as muitas lutas petroleiras, discussões e reivindicações relacionadas às opressões de orientação sexual e de identidade de gênero, tanto na categoria petroleira quanto na sociedade em geral.

Leide Morgado, diretora do Sindipetro-NF, destaca que a entidade é plural, sintonizada com os debates contemporâneos, e isso em nada impede ou enfraquece a atuação nas pautas tradicionais — ao contrário, fortalece. “O Seminário Diversidades é prova disso, de que queremos e precisamos de uma sociedade mais justa e igualitária”. Em tempo, vale reforçar, que não há mais espaço para o comportamento homofóbico que busca silenciar ou desconsiderar estas lutas. Todos os segmentos da categoria devem ser igualmente respeitados e representados.