Aeroviários lançam campanha de valorização da Convenção Coletiva de Trabalho

Quarta, 19 Setembro 2018 16:45

Imprensa da CUT - Direção do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) inicia campanha Valorizar a CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), no mês setembro, às vésperas do lançamento oficial da Campanha Salarial 2018/2019. A ação conta com a distribuição de uma cartilha que apresenta, de forma didática, as principais cláusulas que garantem uma série de benefícios para a categoria.

Por que a campanha é lançada agora?

A Reforma Trabalhista de 11 de novembro de 2017 impôs uma grande perda para trabalhadores e trabalhadoras: a partir de agora, se até a data base das negociações coletivas não houver consenso entre empregadores e empregados, as empresas podem deixar de cumprir a CCT da categoria.

No caso dos aeroviários, eles perderiam direitos históricos conquistados pelo SNA como cesta básica, pagamento de 100% e 150% das horas extras em domingos e feriados, folgas agrupadas, extensão da licença maternidade de quatro para seis meses, direito à creche para aeroviárias com filhos de até dois anos, entre outros.

Nas negociações do ano passado, o SNA e demais sindicatos filiados à FENTAC/CUT (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil/Central Única dos Trabalhadores) não só garantiram todos os direitos da CCT dos aeroviários e aeronautas, como conquistaram reajuste salarial com aumento real. O resultado da última Campanha Salarial, com data base em 1 de dezembro, foi uma grande vitória que precisa ser enaltecida.

Por isso é cada vez mais importante que a categoria conheça a CCT, entenda sua importância e saiba quais são os direitos assegurados. Todas as cláusulas foram resultado de muita luta, greves e manifestações históricas realizadas por esta entidade, em conjunto com sindicatos parceiros.

Em breve nossos representantes sindicais vão estar no seu aeroporto divulgando a cartilha Valorizar a CCT do SNA. O material é resultado de uma reedição de 2015, mas continua atual para todos que desejam conhecer os seus direitos.