Diretoria do Sindipetro-NF se reúne com Gerência Geral da Unidade Operacional da Bacia de Campos (UO-BC)

Aconteceu na manhã de sexta-feira (02), uma reunião entre a diretoria do Sindipetro-NF e a Gerência Geral da Unidade Operacional da Bacia de Campos, que discutiu diversos temas relevantes para categoria petroleira. O encontro marcou também o fortalecimento de pautas significativas pleiteadas pelo Sindicato, bem como o compromisso assumido pela empresa junto aos representantes que estiveram presentes.

Dentre as pautas debatidas, estavam: Passagem de serviço com limitações, negligenciando a segurança dos profissionais; Afretamento, descomissionamento e Antecipação questionável da desativação de unidades; Discussão sobre o efetivo; Escalas e trocas de turnos indevidos; Manutenção das plataformas; Cardápio nutricional e alimentação inadequada em plataformas; Melhoria de treinamentos através da CIPA; Problemas com remunerações e benefícios incorretos; Acordo Coletivo, entre outros assuntos.

Tezeu Bezerra, coordenador Geral do Sindipetro-NF contou que a reunião foi muito produtiva e vários temas levantados serão postos como prioridade por parte da Gerência Geral. “Relatamos a nossa preocupação com as causas e demandas que chegam ao Sindicato, entendendo que a necessidade do trabalhador é de extrema importância para o bom andamento de qualquer operação, especialmente no que tange a gestão humana. Aproveitamos a ocasião para solicitar reuniões pontuais e discutir temas específicos da classe, porque o nosso papel é fiscalizar e possibilitar a resolução desses problemas”, disse Tezeu.

Sobre a passagem de serviço que está ocorrendo com limitação de tempo em algumas plataformas, foi constatado que o serviço está intrinsecamente ligado à segurança, portanto, é importante que acidentes anteriores como o de Piper Alfa sejam lembrados como forma de evitar fatalidades. O Sindipetro-NF manifestou preocupação acerca dos casos de desativação de unidades, percebendo uma aparente aceleração de retirada dessas unidades de operação e solicitou uma reunião pontual para estudar o problema. “A gestão concordou que as unidades paradas são uma preocupação real e está buscando soluções. Além disso, também falamos o tratamento mais humanizado e cuidadoso com os profissionais que estão trabalhando nestas unidades, já que para muitos, é desestimulante trabalhar numa unidade que não produz”, ressaltou Tezeu.

Outros tópicos levantados durante a reunião foram: o efetivo profissional e a forma incorreta com a qual os trabalhadores estão sendo escalados em seus turnos de trabalho. “Apontamos que está incorreto a colocação de trabalhadores, Técnicos de Segurança e Fiscais no regime de 7h às 19h e de 19h às 7h, ou seja, um turno ininterrupto de revezamento. O Sindicato entende que restaurar a qualidade e o orgulho desses trabalhadores é de suma importância, mas nem sempre é tarefa fácil, entretanto, a abertura de canais de comunicação, nos possibilita  mais chances de resolver estas demandas”.

Segurança das aeronaves, manutenção e higiene das plataformas com serviço de dedetização, por exemplo, aumento do contingente de hotelaria, questões de habitabilidade, vazamentos de água, cardápio adequado, melhorias para os momentos de lazer em áreas comuns, cobrar mais rigidez a fiscalização dos contratos evitando a flexibilização de exigências, foram mais temas que receberam destaque. E ainda, pagamentos incorretos, atrasados e incoerentes, erro no pagamento dos benefícios e adicionais de embarque, e acordo coletivo também estiveram em pauta na reunião.