Para escolher, basta ler: Nascente compara os programas de Haddad e de Bolsonaro para a Petrobrás

Segunda, 15 Outubro 2018 07:52

Do boletim Nascente - Para escolher, basta ler. O Nascente verificou os programas dos dois candidatos à Presidência da República que disputarão o segundo turno no próximo dia 28, Fernando Haddad e Jair Bolsonaro, para identificar o que propõem para a Petrobrás. Sem surpresa, os caminhos anunciados em caso de vitória de um ou de outro não poderiam ser mais opostos.

Haddad se compromete, no documento protocolado no Tribunal Superior Eleitoral (bit.ly/2Ot0FeE), a retomar a companhia à “sua função de agente estratégico do desenvolvimento brasileiro, garantindo-a como empresa petrolífera verticalizada — atuando em exploração, produção, transporte, refino, distribuição e revenda de combustíveis — e como empresa integrada de energia, presente no ramo de petróleo e em biocombustíveis, energia elétrica, fertilizantes, gás natural e, sobretudo, petroquímica”.

No sentido contrário, Bolsonaro, também no programa registrado no TSE (bit.ly/2N9Sdgv), defende “promover a competição no setor de óleo e gás, beneficiando os consumidores. Para tanto, a Petrobrás deve vender parcela substancial de sua capacidade de refino, varejo, transporte e outras atividades onde tenha poder de mercado”.

Há diferença considerável ainda entre os programas no que diz respeito ao detalhamento do que é proposto para a Petrobrás. No caso de Haddad, o programa se atém de modo mais específico, cita a recuperação do regime de partilha no pré-sal, a volta da política de conteúdo local, a reorientação na política de preços dos combustíveis, entre outros pontos. No caso de Bolsonaro, passa-se rápido pelo tema, avançando um pouco mais apenas para defender que “os preços praticados pela Petrobrás deverão seguir os mercados internacionais” e a promoção da competição no setor de gás.

NF tem lado

Para o Sindipetro-NF, além de todos os outros temas que possam ser levantados para comparação das candidaturas, especialmente os relacionados às garantias democráticas e à manutenção de direitos trabalhistas e sociais, esta comparação específica sobre a Petrobrás é muito ilustrativa da diferença entre os projetos de País que estão em jogo nestas eleições. A entidade, como manifestado desde o primeiro turno, avalia que a candidatura de Fernando Haddad é a que representa aqueles que defendem uma Petrobrás forte, indutora do desenvolvimento e da geração de empregos em toda a cadeia produtiva, como quer a categoria petroleira e demais trabalhadores e trabalhadoras do País.