11ª Plenafup debaterá integração da Petrobrás e lutas da categoria

Evento, que será realizado de 27 a 30 de agosto, em escola do MST, no Paraná, também celebrará a reabertura da Fafen PR e os 30 anos de criação da FUP

[Da comunicação da FUP]

Trabalhadoras e trabalhadores petroleiros de todo o Brasil estarão entre os dias 27 e 30 de agosto reunidos na cidade de Lapa, no Paraná, para a 11ª Plenária Nacional da FUP. O evento volta a ser realizado na Escola Latino Americana de Agroecologia (ELAA), que sediou há 15 anos a primeira Plenafup.

Criada e mantida pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), a escola passou por reformas, com modernização de equipamentos, alojamentos e banheiros para receber as delegações petroleiras, que mais uma vez, dão exemplo de solidariedade classista, ao fortalecer os espaços coletivos de luta.

Com o tema “Juntos somos mais fortes: Em defesa da Petrobrás integrada”, a 11ª Plenafup debaterá questões relacionadas às pautas da categoria petroleira e também celebrará os 30 anos da FUP e a luta que resultou na reabertura da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná.

No dia 27 pela manhã, será realizado um grande ato político em Araucária, onde estão localizadas a Fafen e a Repar. A mobilização, que integra a programação da Plenafup, contará com a presença dos trabalhadores recontratados para retomar a produção da fábrica, após quatro anos de sofrimento e de muita luta para reabrir a unidade e recuperar seus empregos.

Leia também: Emoção marca cerimônia de retomada da Fafen PR, após 4 anos fechada

Ao final do ato, as delegações seguirão para a cidade de Lapa, onde darão início aos debates da plenária. As mesas temáticas dos dias 27 e 28 receberão convidados e convidadas para debater com as petroleiras e os petroleiros as conjunturas políticas nacional e internacional, modelos de integração para a Petrobrás, caminhos para a transição energética justa e combate ao machismo e ao racismo no setor energético e ambiental.

No dia 29, os debates serão em torno das lutas da categoria e das negociações em andamento, dividindo os delegados e delegadas sindicais em grupos de trabalho temáticos.

A plenária final, com aprovação das deliberações, será realizada no dia 30 no início da manhã e, logo em seguida, as delegações partem para a sede do Sindiquímica, na região metropolitana de Curitiba, onde acontecerá a cerimônia dos 30 anos da FUP, com encerramento da 11ª Plenafup e confraternização da categoria.

30 anos da FUP

A FUP completa 30 anos de existência e para comemorar a trajetória de lutas e conquistas da categoria petroleira ao longo dessas três décadas, a 11ª Plenafup terá exibição de vídeos, projeção de fotos e o lançamento de uma revista. No dia 30/08, último dia da plenária, a comemoração continua, com uma solenidade política, seguida de confraternização, na sede do Sindiquímica PR.

A criação da FUP está inserida no contexto de retomada das lutas sindicais, no final da década de 1970, durante a ditadura civil-militar, quando diversas categorias, inspiradas pelas greves dos metalúrgicos no ABC paulista, se organizaram pelas bases para romper com a “velha” estrutura sindical de subordinação ao Estado.

O movimento, que ficou conhecido como “novo sindicalismo”, foi a base da construção da histórica greve dos petroleiros de julho de 1983, que desaguou na primeira greve geral da ditadura e, um mês depois, na criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Ao longo dos anos 80, os petroleiros e petroleiras montaram coletivos de oposições de base em vários estados para organizar as lutas autênticas da categoria, que eram negligenciadas pelas direções dos sindicatos. O movimento se intensificou com a criação do Departamento Nacional dos Petroleiros da CUT e do Comando Nacional dos Petroleiros, em 1986, que passou a unificar as lutas reivindicatórias da categoria.

Em junho de 1993, o Comando foi sucedido pela Federação Única Cutista dos Petroleiros (FUCP). No ano seguinte, em junho de 1994, o III Congresso Nacional dos Trabalhadores do Sistema Petrobrás, aprovou o estatuto da Federação Única dos Petroleiros (FUP), com o objetivo de atrair também sindicatos não cutistas e, assim, unificar nacionalmente a categoria.

Local da Plenafup é marco da aliança classista

Há 15 anos, quando a FUP realizou, em junho de 2009, a sua primeira Plenária Nacional e escolheu uma escola do MST para sediar o evento, a categoria petroleira tomou a decisão política de fortalecimento da aliança com as trabalhadoras e os trabalhadores do campo. Os recursos financeiros para realização de uma plenária sindical de grande porte, como é a dos petroleiros, passaram a ser investidos em instalações de movimentos sociais.

Se antes esses recursos eram direcionados a grandes hotéis, após a 1ª Plenafup começaram a ser utilizados para melhorar as estruturas de espaços coletivos da luta organizada, como assentamentos, escolas e centros de formação do MST e da CUT, possibilitando reformas de auditórios, de cozinhas, de alojamentos, dentre outras instalações.

Desde então, a FUP já realizou outras duas plenárias em unidades do MST. Em 2013, o Assentamento Normandia, em Caruaru, região do agreste de Pernambuco, foi palco da 4ª Plenafup. Em 2015, foi a vez da Escola Nacional Florestan Fernandes, centro de formação de lideranças do MST em Guararema (SP), receber a 5ª Plenafup.

Em 2019, a Escola Sindical 07 de Outubro, da CUT, outro espaço de formação de lideranças sociais, sediou a 8ª Plenafup, em Belo Horizonte. Em 2023, o 19ª Confup foi realizado no icônico Instituto Cajamar (SP), berço do novo sindicalismo e palco de lutas históricas pela redemocratização do Brasil.

Programação da 11ª Plenafup

Dia 27/08 (terça)

7h – Ato de reabertura da Fafen-PR
11h às 13h – Credenciamento
12h – Almoço
13h – Eleição da Mesa Diretora, leitura e aprovação do Regimento Interno
14h – Abertura da 11ª Plenafup – Mística MST e Saudações
15h – Teses Correntes Políticas
16h – Mesa 1 – Conjuntura Nacional

Dia 28/08 (quarta)

8h – Mesa 2 – Conjuntura Internacional: Direita e Esquerda no mundo
11h30 – Almoço
13h – Mesa 3 – Petrobrás integrada: Modelos possíveis
15h30 – Intervalo
16h – Mesa 4 – Transição Energética Justa, Machismo e Racismo Energético e Ambiental

Dia 29/08 (quinta)

8h – Mesa 4 – Lutas da Categoria e Negociações em andamento
10h – Início dos Grupos de Trabalhos (GTs)
1. Sistema Petrobrás e Setor Privado;
2. Temas a serem negociados. (PLR, Plano de Cargos, Acordo de parada);