14º Congrenf define estratégias para greve por tempo indeterminado

O 14º Congresso dos Petroleiros do Norte Fluminense, que teve como tema “Os impactos do golpe de 2016 – Lula Livre”, encerrou nesta quarta-feira, 06. Durante três dias, trabalhadores e trabalhadoras lotaram o auditório do Teatro do Sindipetro-NF de Macaé para debater questões importantes para a categoria.

Neste último dia, os presentes definiram estratégias para a greve, que será realizada por tempo indeterminado, ainda neste mês. O movimento já foi aprovado pela categoria e a data será definida junto ao conselho deliberativo da FUP, no próximo dia 12 de junho. Também foram votados os nomes dos delegados, que irão compor a plena FUP, que será realizada de 08 a 11 de agosto, no Rio de Janeiro.

Na parte da manhã, o cenário do setor petrolífero foi o tema do debate. O assunto foi explanado pelo engenheiro e  professor do IFF DE Campos/RJ, Roberto Moraes, e pelo Bacharel em Ciências Sociais, mestre em Desenvolvimento Econômico e doutorando em Desenvolvimento Econômico, William Vella Nozaki.

Nos últimos três dias, a categoria tratou ainda temas como o Golpe de 2016, o Setor do Petróleo, comunicação e democracia.

No primeiro dia, a composição da mesa de abertura mostrou a diversidade de representatividades que estão junto aos petroleiros na luta contra o golpe e pela defesa do Brasil. Também foi um momento para reforçar a presença das mulheres em grandes debates, já que foi notória a presença das mulheres tanto na mesa,quanto na plenária. Estiveram compondo a mesa os representantes do Crea, André Barbosa; da União Nacional dos Estudantes, Júlia Aguiar; do MST, Marcelo Souza; do PSOL, Leonardo Esteves; do PT, Stephanie Zuma; do PCdoB, Ricardo Barbosa; da CTB, Fátima Maria; da CUT, Duda Queiroga; da FUP, Simão Zanardi; Da CNRQ, Chico Zé e do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra.

Em seguida, foi realizada a mesa de debate, com o tema “Conjuntura: O impactos do Golpe no Brasil”, composta pelo petroleiro José Maria e pelo vereador de Macaé Marcel Silvano. Eles fizeram uma avaliação do atual cenário. Na ocasião, Zé Maria, anunciou também que estava se licenciando do cargo de coordenador  geral da FUP para disputar as eleições de 2018 como pré-candidato a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT/RJ). O petroleiro Simão Zanardi.

O segundo dia do Congresso dos Petroleiros do Norte Fluminense iniciou com a mesa Democracia & Comunicação composta pelo Jornalista da CUT RJ, Rafael Caliari, e pelos diretores do Sindipetro-NF, Marcelo Nunes e Alexandre Vieira. E seguiu debatendo “As Diversas formas de Precarização do Trabalho”, que contou com a participação da técnica do Dieese, Jéssica Naime, a professora da UFF-RO, Paula Sirelli, e o assessor jurídico do Sindipetro-NF, Marco Aurélio Parodi. A mesa foi moderada pelo diretor Eider Cotrim e pela diretora Jancileide Rocha Morgado, ambos do Sindipetro-NF.

O cenário do setor petrolífero também foi tema de debate. O assunto foi explanado pelo engenheiro e  professor do IFF DE Campos/RJ, Roberto Moraes, e pelo Bacharel em Ciências Sociais, mestre em Desenvolvimento Econômico e doutorando em Desenvolvimento Econômico, William Vella Nozaki.