16 de agosto de 2011: 27 anos do Acidente de Enchova

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Hoje, 16, faz  27 anos que ocorreu o acidente de Enchova. Naquele dia, 37 trabalhadores perderam suas vidas após a queda de uma baleeira. Durante a madrugada, os petroleiros Luiz César Nascimento e Marcos Teixeira Cortes perceberam muita água vindo da sonda caindo em cima do módulo. Não tiveram tempo nem de avisar o supervisor, no caminho para a sala de controle uma grande explosão balançou a plataforma toda. Houve blow out!

Imediatamente uma faísca detonou um grande incêndio e os trabalhadores tiveram que evacuar a plataforma. Na fuga, uma das baleeiras teve o cabo enroscado na estrutura do suporte, o que provocou a quebra do equipamento ao meio. Caiu emborcada no mar e vitimou 37 petroleiros, além de ferir outros 23.

Até hoje, o acidente não teve suas causas explicadas pela Petrobrás. Um laudo “técnico”, elaborado pela direção da empresa sem participação do sindicato, concluiu por falha humana.

De lá para cá, nenhuma empresa foi punida por esse acidente, aconteceu o acidente com a P-36 e outros trabalhadores continuam morrendo vítimas de uma gestão de  “insegurança” promovida pela Petrobrás.