17° CECUT-Rio: Debate Intenso sobre Trabalho, Renda e Respeito no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro foi palco do 17° Congresso Estadual da CUT (CECUT-Rio), que ocorreu de 10 a 12 de agosto. O evento, com o tema “Trabalho, Renda e Respeito”, reuniu representantes sindicais, acadêmicos e ativistas para discutir os desafios da classe trabalhadora. A abertura do congresso foi marcada por debates acalorados e análises profundas sobre a conjuntura internacional, nacional e estadual.

Maximiliano Garcez, advogado, trouxe à mesa a discussão sobre políticas públicas internacionais no combate à poluição. Ele ressaltou a disparidade entre as políticas adotadas por diversos países e as realidades do Brasil, onde os mais vulneráveis pagam pelos impactos da poluição que não causam.

A historiadora Wânia Sant’Anna abordou a desigualdade de gênero e racial no mercado de trabalho, destacando a inserção das mulheres, especialmente as pretas, em ambientes insalubres. Juvandia Moreira, vice-presidenta Nacional da CUT, criticou a discreta queda na taxa de juros em meio a uma inflação cada vez menor.

O segundo dia do congresso contou com a leitura do Regimento Interno, seguida por debates sobre fortalecimento sindical e negociações coletivas. Os participantes se dividiram em grupos para analisar o texto base e apresentar propostas.

No terceiro dia, a discussão centrou-se no desenvolvimento econômico sustentável e combate à desigualdade. O economista Fernando Benfica, ao citar dados do DIEESE, apontou preocupações sobre a perda de indústrias no Brasil, destacando o caso da Ford. A lei de igualdade salarial entre gêneros, aprovada pelo presidente Lula, foi elogiada como um passo contra a desigualdade. A privatização da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e seus impactos na poluição também foram discutidos.

O congresso encerrou com a eleição da chapa que liderará a CUT-Rio nos próximos quatro anos. Os diretores do Sindipetro-NF, Alessandro Trindade e Jancileide Morgado, fazem parte da nova direção. Já Tadeu Porto foi indicado para compor a nova direção da CUT Nacional.

Durante o evento, ex-presidentes da CUT-Rio foram homenageados, celebrando também os 40 anos da CUT. A pauta de prioridades dos trabalhadores e trabalhadoras do Rio, ajustada e aprovada, será apresentada no CONCUT, em outubro, reforçando a unidade e luta da classe trabalhadora por seus direitos.

Conheça a nova diretoria da CUT

DIREÇÃO EXECUTIVA

Sandro Cezar/SintSaúde