19° Congrenf entra no último dia com discussão de reivindicações e eleição de delegação ao Confup

O 19° Congrenf (Congresso dos Petroleiros e Petroleiras do Norte Fluminense) entra hoje no último dia com discussões internas sobre as pautas de reivindicações da categoria.

Após participarem de uma apresentação, no período da amanhã, das pautas coletivas e dos acordos regionais, os delegados e delegadas se dividem em GTs (Grupos de Trabalho) para detalharem as propostas das bases petroleiras para o Acordo Coletivo de Trabalho e para lutas mais amplas da categoria.

Os GTs são divididos pelos temas “AMS e Petros”, “Regimes, Planos de Cargo e Remuneração: PCAC/PCR, Teletrabalho, Tabelas deTurno e Banco de Horas, benefícios, reajustes”, “Petrobrás para o Brasil, política de preços e conteúdo local e transição energética”, “Saúde, Meio Ambiente e Segurança, Anistia, Efetivo e Relações sindicais” e “Setor Privado”.

As propostas são sistematizadas e, em seguida, submetidas para debate e aprovação no plenário geral, de onde sairá a proposta final do 19° Congrenf, que será levado ao Confup (Congresso da Federação Única dos Petroleiros) no início de agosto, quando a Pauta de Reivindicações nacional, que contempla as contribuições de todos os Sindipetros filiados, é aprovada para ser enviada à Petrobrás.

As sistematizações das pautas no Congrenf serão feitas por um grupo de moderadores dos GTs, integrado por Carlos Eduardo Pimenta (Assessor Jurídico – NF/FUP), Carlos Takashi (Técnico – Dieese), Bruno Vilela (Administrador – NF), Tezeu Bezerra (Coordenador geral – NF), Sérgio Borges (Diretor – NF) e Guilherme Cordeiro (Diretor – NF).

Hoje, os participantes também aprovam eventuais moções que forem apresentadas e elegem delegados e delegadas ao Confup.

[Fotos: Luciana Fonseca / Imprensa do NF]