1º de Maio de 2017: a festa é a luta

A classe trabalhadora chega ao seu dia sem muito o que festejar.

Muito pelo contrário, 2017 reservou ao proletariado nacional uma agenda opressora e injusta, com (contra)reformas absurdas, como a trabalhista, a previdência e a terceirização predatória, além de uma política econômica que sufoca a massa salarial para garantir uma baixa inflação que alimenta os bancos com a maior taxa de juros do planeta.

Certamente não haverá velas, bolo ou guaraná para celebrar esse dia especial. Não há clima, em meio a um massacre tão injusto, para comemorar, entretanto há, sim, uma grande disposição para luta e resistência.

Disposição essa que pode se espelhar na história: seja nos 100 anos da Revolução Russa, que representa uma vitória marcante da proletariado sobre e aristocracia local, ou na primeira greve geral do Brasil, responsável por avanços importantes da classe trabalhadora numa época de escravidão disfarçada.

Assim, se a elite políticoeconômica tupiniquim resolveu golpear os trabalhadores e trabalhadoras com uma agenda que ampliará a desigualdade social, a resposta veio a altura: com a maior Greve Geral da história brasileira.

E o SindipetroNF tem orgulho de ter participado desse evento memorável com número recorde de Plataformas paradas, alta adesão do corte de rendição no Terminal de Cabiúnas e movimentos de massa nas ruas e nas bases terrestres.

Parabéns, então, a toda categoria petroleira do Norte Fluminense e de todo o Brasil por se defender dos ataques neoliberais internos e externos que o Golpe da dupla Temer/Parente proporcionou.

Por fim, parabéns a todos trabalhadores e trabalhadoras que reconhecem que direitos e conquistas não foram benesses do patronato e sim fruto de muita disputa, no tempo e espaço, por parte dos nossos companheiros e companheira de trabalho.

E um dia do trabalhador e da trabalhadora de muita luta!

Macaé, 1º de Maio de 2017

Diretoria Colegiada do SindipetroNF