1º de Maio: NF convoca categoria para Ato Público no Farol para denunciar insegurança nas plataformas

Assembleias são convocadas para relatar condições de trabalho

 

Pouco mais de uma semana após a explosão na plataforma PCH-1, ocorrida no último dia 21, o Sindipetro-NF prepara um 1º de Maio de luta e denúncia, com um Ato Público no Heliporto do Farol de São Thomé, nesta quinta-feira, no início da manhã. A mobilização tem como objetivo chamar a atenção para a insegurança crônica nas áreas operacionais da Petrobrás, evidenciada de forma trágica no acidente que feriu 34 trabalhadores – 14 com queimaduras e os demais por inalação de fumaça – e causou traumas psicológicos em muitos outros.

Para dar voz aos trabalhadores e trabalhadoras, o sindicato convoca a categoria petroleira a realizar assembleias de 2 a 10 de maio.  Nas plataformas todos a bordo devem se reunir e elaborar um manifesto denunciando as condições inseguras e os principais problemas de seus locais de trabalho. A iniciativa visa reunir relatos concretos para reforçar as cobranças por melhorias imediatas e duradouras nas plataformas.

As atas das assembleias e os documentos devem ser encaminhados até às 12h do dia 12 de maio para o e-mail: [email protected]

Os trabalhadores de folga ou unidades de terra, próprios e do setor privado poderão participar de assembleias com votação virtual por meio da ferramenta CONFLUIR . 

Situação das vítimas

Até o fechamento desta edição, cinco vítimas ainda estavam internadas no Hospital da Unimed, em Macaé, incluindo o caso mais grave: um petroleiro da Engeman que caiu no mar em um resgate dramático, repleto de indícios de falhas nos protocolos de segurança.

Ações sindicais

O Sindipetro-NF  já denunciou o caso PCH-1 internamente à Petrobrás e externamente aos órgãos fiscalizadores. Entre as ações realizadas de denuncia à sociedade está a entrevista coletiva concedida pelo Sindipetro-NF à imprensa na última segunda-feira (28), na sede do sindicato em Campos, no Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Nesta quarta (30), às 19h30, o programa NF ao vivo, transmitido no YouTube da entidade, trará um debate aprofundado sobre o caso PCH-1 e a insegurança no trabalho, com diretores e diretoras sindicais que acompanham diretamente as vítimas.

No âmbito nacional, a FUP e os sindicatos reforçaram em reunião da Comissão Corporativa de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS), no último dia 25, a urgência de respostas concretas às demandas históricas. A fala do diretor da FUP e coordenador geral do Sindipetro-NF, Sérgio Borges, sobre o caso PCH-1, emocionou os presentes e evidenciou o tamanho da tragédia vivida pelos trabalhadores.

 

Veja o edital abaixo:

NF - Assembleia SMS (Acidente PCH1)