Categoria petroleira leva representantes ao I Festival Interação entre Comunidades do Norte Fluminense que aconteceu hoje, 8, no Açu

Representantes da categoria petroleira e do Sindipetro-NF participaram hoje, 8, do I Festival Interação entre Comunidades do Norte Fluminense, no “Sítio do Birica”, no Açu em São João da Barra, das 10h às 18h. A abertura do evento, aconteceu às 10h e contou com uma apresentação dos idealizadores do evento, convidados e representantes das comunidades presentes como o MST, a Marcha Mundial das Mulheres, UFF, entre outros.

Em seguida,  Noêmia Magalhães, representante dos pequenos Agricultores do V Distrito de São João da Barra, fez um pronunciamento sobre a luta travada contra a Porto do Açu e de resistência no local.  A reitora da UFF Campos, Ana Costa, teve um papel importante ao dar uma aula sobre o histórico da Luta dos Agricultores da região. Logo depois da sua fala o diretor do Sindipetro-NF fez uma explanação sobe a importância da luta, a solidariedade do sindicato aos trabalhadores rurais e a importância da união e resistência

A atividade também contou com mística, apresentações culturais, filme e homenagens aos companheiros de luta, trabalhadores rurais da localidade que tiveram suas terras desapropriadas e morreram sem receber a indenização.

O evento tem o apoio do Sindipetro-NF , da revista Visão Sócio ambiental, Produção do Instituto Visão Socioambiental e realização da ONG Internacional Earthworks.