Começa hoje, 31, o 12º Congresso Regional dos Petroleiros. O evento será aberto, às 18h, na sede do sindicato, em Macaé, com representantes de entidades da categoria e dos movimentos sociais, como FUP, MST, CUT, UNE, CTB, CNRQ, MPA, Levante Popular da Juventude e os anfitriões, o Sindipetro-NF.
Após a mesa de abertura, haverá palestra e debate com o deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) e com o coordenador geral da FUP, José Maria Rangel, sobre a conjuntura política nacional.
Na quarta, 01, após aprovação do regimento interno do congresso, serão realizadas três mesas nos períodos da manhã e da tarde, sobre “Impactos da Terceirização na Organização do Trabalho na Saúde dos Trabalhadores”, “Democratização da Comunicação” e “Norma Regulamentadora para Plataformas”.
E na quinta, 02, mesa pela manhã com o Dieese debaterá a “Conjuntura econômica e os riscos aos direitos e conquistas sociais”. No período da tarde, serão discutidas as pautas de reivindicações dos petroleiros e a construção de uma greve geral, além de eleição de delegados à Plenafup (Plenária Nacional da FUP).
A Rádio NF (www.radionf.org.br) vai transmitir ao vivo os debates das mesas do congresso, a partir da noite de abertura, nesta terça.