CONGRENF 2016: Sindicalistas e militantes sociais abrem congresso denunciando golpismo de Temer

Aberto na noite de hoje, com mesa política com representação das entidades dos trabalhadores, o 12° Congresso Regional dos Petroleiros, no Teatro do Sindipetro-NF, em Macaé. Em suas saudações, os sindicalistas e militantes sociais chamaram a atenção para a necessidade de enfrentar o golpe em curso no País.

Participaram da mesa de abertura o coordenador geral da FUP, José Maria Rangel, o presidente da CUT-RJ, Marcelo Rodrigues, o coordenador geral do Sindipetro-NF, Marcos Breda, a integrante do Coletivo Nacional de Mulheres Petroleiras e diretora do Sindipetro-NF, Conceição de Maria Rosa, o dirigente da CTB (Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil e diretor do Sindipetro-NF, Norton Almeida e o representante do Levante Popular da Juventude, Leonardo Freire.

O coordenador geral do Sindipetro-NF, Marcos Breda, destacou a importância dos petroleiros manterem a solidariedade de classe e marcharem juntos com outros segmentos dos trabalhadores. “Temos que estar ao lado de todos os povos oprimidos do Brasil”, disse.

Para o representante do Levante Popular da Juventude, Leonardo Freire, o golpe no Brasil está inserido em um cenário de investidas neoliberais na América Latina, lembrando tentativas em países como Venezuela, Honduras e Paraguai.

Falando pelo Coletivo Nacional das Mulheres Petroleiras, a diretora do Sindipetro-NF, Conceição de Maria Rosa, destacou as lutas da categoria e as ameaças do governo Temer, com a extinção da Secretaria Nacional dos Direitos da Mulher. Ela condenou ainda a cultura do estupro e chamou os trabalhadores a participarem das mobilizações convocadas pelos movimentos feministas.

O também diretor do Sindipetro-NF, Norton Almeida, representando a CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), citou como exemplo de política do governo golpista de Michel Temer a proposta de revisão na legislação sobre a ocupação de representantes nos Conselhos de Administração das Estatais e nos Fundos de Pensão, proibindo a participação de sindicalistas e filiados a partidos políticos. “É tudo o que eles querem, os avulsos, sem vínculos orgânicos com os trabalhadores”, denuncia.

O coordenador geral da FUP, José Maria Rangel, avalia que é necessário aprofundar a formação de classe entre os petroleiros. “A classe dominante desse país nunca nos aceitou”, disse. Para ele, os trabalhadores, mesmo aqueles que experimentaram ascensão social na última década, não podem cair no erro de se considerarem burgueses.

Encerrando a sequências de saudações ao Congresso na mesa de abertura, o presidente da CUT-RJ, Marcelo Rodrigues, destacou o papel dos petroleiros no movimento sindical, lembrando a parceria histórica coma CUT, e é necessária união para enfrentar o momento crítico para os trabalhadores. “As primeiras medidas do golpista Temer já mostram a desconstrução dos avanços sociais que eles querem fazer”,denunciou o sindicalista.

O 12° Congresso Regional dos Petroleiros continua até a próxima quinta-feira e tem transmissão ao vivo das mesas de debate pela Rádio NF (www.radionf.org.br)

[Mesa de Abertura do Congrenf, com representantes das forças políticas dos trabalhadores – Foto: Elisângela Martins/Para Imprensa do NF]