CONGRENF 2016: Economistas falam sobre a situação real da economia no País e os impactos da Petrobrás

O último dia do Congresso dos Petroleiros do Norte Fluminense começou com um assunto bem intenso: A Conjuntura econômica e os riscos aos direitos e conquistas sociais.

O técnico do Dieese, que atua na subseção do NF, Fernando Barreto, falou sobre a conjuntura Nacional da economia, citando as mudanças registradas no decorrer dos anos e a atual visão de temas como o PIB, Taxa de juros, Taxa de câmbio, INPC, além da evolução da taxa de desemprego. Também foi utilizada a conjuntura Internacional para avaliar os dados.

Fazendo a ponte direta entre esse cenário econômico e a realidade Petrobrás, o técnico do Dieese que atua na subseção da FUP,Cloviomar Cararine, falou sobre a evolução do preço do barril de petróleo, a dívida da Petrobrás e como a economia impacta diretamente a realidade da Estatal.

Cararine também ressaltou o posicionamento da FUP, que enfatiza que para a redução da dívida da empresa, as saídas não podem ser exclusivas da gestão Petrobras e o governo precisa ajudar.

Barreto finalizou dando ênfase a preocupação com relação a atual situação política e econômica do país e a importância de uma reflexão geral dos petroleiros e petroleiras.