Nos 20 anos do NF, base recebe Plenafup nesta semana

Das Imprensas do NF e da FUP – Petroleiros de todo o país estarão em Campos dos Goytacazes, no IFF (Instituto Federal Fluminense), entre os dias 6 e 10 de julho para a VI Plenafup (Plenária Nacional da FUP). A base do Sindipetro-NF receberá o evento da categoria como parte das comemorações do aniversário de 20 anos da entidade, no último sábado, 2.

A plenária discutirá a resistência à avalanche de ataques que ameaça a democracia, os direitos da classe trabalhadora, as políticas públicas e sociais e a soberania nacional.

A Petrobrás e o Pré-Sal estão no centro desse desmonte e por isso os petroleiros precisam rearticular a luta nacional da categoria em defesa da estatal e do petróleo brasileiro.

Não por acaso, o tema desta VI Plenafup é “Manter acesa a chama da resistência”, mesmo mote de luta que marcou a categoria em 1995, quando a FUP realizou o seu primeiro congresso nacional, em meio a demissões, punições, intervenções nos sindicatos e tantos outros ataques do governo Fernando Henrique Cardoso.

Naquela época, assim como hoje, os petroleiros tinham acabado de sair de uma greve que entrou para a história da categoria. Vinte e um anos depois, os trabalhadores do Sistema Petrobrás voltam a enfrentar o mesmo projeto ultraliberal de desmontes e de privatizações.

É em meio a esse cenário que os petroleiros irão deliberar sobre reivindicações, estratégias e calendários de luta.