Nocaute: Fernando Morais entra na briga em defesa do Pré-Sal

O jornalista e escritor Fernando Morais publicou neste fim de semana uma série de vídeos em defesa do Pré-Sal no facebook do Nocaute, seu mais novo projeto de reportagens e textos que serão produzidos especialmente para a internet. O engajamento dele dará mais visibilidade à luta dos petroleiros contra o Projeto de Lei 4567/16, que está em vias de ser aprovado na Câmara dos Deputados Federais.

Nos vídeos, Fernando Morais entrevista e colhe depoimentos de artistas e intelectuais, como a artista plástica Pinky Wainer, a filósofa Marilena Chauí, e o líder do MST, João Pedro Stédile.

“Esta semana, a Câmara dos Deputados pode votar e aprovar o projeto de José Serra, já provado no Senado, que escancara as portas dos Pré-Sal para a iniciativa privada e o capital estrangeiro. Se isso acontecer, a Petrobrás que tem hoje assegurado por lei a exploração de 30% do Pré-Sal, poderá ficar sem nada, zero”, alerta o escritor, no vídeo que explica o porquê do seu engajamento na luta para barrar a entrega do maior patrimônio do povo brasileiro.

O Nocaute é um projeto de Fernando Morais, ainda em construção, que está em fase de financiamento coletivo, o chamado “crowdfunding”, que já conta com a colaboração de 726 apoiadores. “Mais do que um blog, Nocaute pretende ser um canal de notícias, entrevistas e pequenas reportagens. Em todas as áreas: política, comportamento, esportes, cultura, economia. Com colunas diárias e semanais apresentadas por vários colaboradores”, explica o escritor, que já vinha utilizando o seu facebook pessoal (que já conta com mais de 50 mil seguidores), para testar a internet como plataforma de comunicação.

Fernando Morais

Fernando Morais nasceu em Mariana-MG em 1946. É jornalista desde 1961. Trabalhou nas redações do Jornal da Tarde, Veja, Folha de S. Paulo e TV Cultura. Recebeu três vezes o Prêmio Esso e quatro vezes o Prêmio Abril de Jornalismo.

Foi deputado (1978-1986), secretário da Cultura (1988-1991) e da Educação (1991-1993) do Estado de São Paulo. Em 2002 foi candidato a governador de São Paulo pelo PMDB.

É autor do roteiro da minissérie documental Cinco dias que abalaram o Brasil, sobre o suicídio do presidente Getúlio Vargas, exibida pelo canal GNT/Globosat.

Escreveu os livros Transamazônica, A Ilha, Olga, Chatô, o rei do Brasil (Premio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa de 1994), Cem quilos de ouro, Corações sujos (Prêmio Jabuti – Livro do Ano de 2001), Toca dos Leões, Montenegro, O Mago. Seu livro mais recente, Os últimos soldados da Guerra Fria, recebeu o prêmio de Melhor Livro de não-ficção da I Bienal do Brasil (Brasília, 2012).

Publicado em mais de vinte países, em 2004 Olga foi transformado em filme pelo diretor Jayme Monjardim, película vista por mais de cinco milhões de espectadores e indicada pra representar o Brasil no Oscar de 2005. Em agosto de 2012 estreou simultaneamente no Brasil e no Japão o filme Corações Sujos, baseado no livro de Morais e realizado pelo diretor Vicente Amorim (“Caminho das nuvens”, “Um homem bom”). Em novembro de 2015 estreou nos cinemas o filme “Chatô, o rei do Brasil”, de Guilherme Fontes, adaptado do livro homônimo, e que atualmente se encontra em exibição na Netflix, no Itunes e na Now.

Fernando Morais foi membro do Conselho Econômico e Social da Presidência da República (governo Dilma Rousseff) e faz parte do Conselho Superior da Telesur, TV pública latino americana sediada em Caracas, Venezuela.

Em 2014 Morais deu consultoria ao diretor Spike Lee para o documentário longa metragem sobre o Brasil intitulado “Go, Brazil, Go!”, que será dirigido por aquele cineasta norte-americano.

Atualmente o autor escreve um livro sobre a trajetória política do ex-presidente Lula, de sua prisão, em 1980, à transmissão do cargo à presidente Dilma Rousseff.

Acompanhe o facebook do Nocaute e os vídeos em defesa do Pré-Sal:@nocautefernandomorais

Conheça o projeto Nocaute e colabore: http://www.nocaute.blog.br/