Produção em P-62 está parada após incêndio no convés

O Sindipetro-NF foi informado hoje, pelos trabalhadores, de que a plataforma P-62 está com a produção paralisada desde a ocorrência, ontem (quarta, 27), de um incêndio em um convés da unidade. Não há previsão de retorno. Para a entidade, esta é uma mostra de que a política de insegurança da empresa, além de riscos para o trabalhador, leva a prejuízos para a companhia.

O sindicato não é contrário à parada de produção, que é um procedimento de segurança correto e até mesmo cobrado pela entidade em muitas situações onde não ocorre e a plataforma é mantida em risco mesmo após um acidente. No entanto, para a entidade, o caso mostra o quanto a insegurança também gera perdas econômicas.

De acordo com os dados mais recentes disponibilizados pela ANP (Agência Nacional do Petróleo), a P-62 teve uma produção média diária no último mês de abril de 58,7 mil barris de petróleo. A unidade também é a maior produtora de gás da Bacia de Campos, com 2,4 milhões de metros cúbicos diários.

Na edição de hoje do boletim Nascente, o sindicato informa que o fogo foi combatido pela própria equipe de trabalho que identificou o problema. A brigada não chegou a ser acionada por conta da atuação desses trabalhadores.

De acordo com o SMS-Rio, o incêndio ocorreu no teto do convés do meio da plataforma, em um bandejamento de cabos elétricos do modulo 7. Não houve feridos.

O sindicato orientou os trabalhadores a realizarem uma reunião extraordinária da Cipa, como prevê a NR-05.

Reunião de Cipa cancelada

Estava prevista para a próxima semana a realização de reunião ordinária de Cipa na P-62, com participação de um diretor sindical. Nesta tarde, no entanto, a empresa comunicou ao sindicato o cancelamento da reunião e a indicação de outra unidade, a P-52, para o embarque.

A empresa alegou que, em razão do incêndio, a unidade está sem vaga na plataforma para o diretor sindical, justificativa que não contempla ao sindicato. Para a entidade, a situação da unidade torna ainda mais urgente o embarque do diretor sindical e a manutenção do calendário de reunião da Cipa.

Os trabalhadores que tiverem mais informações sobre as condições da plataforma podem enviar para [email protected].

Histórico

A plataforma P-62 entrou em operação no campo de Roncador, na Bacia de Campos, em 2014, após ter sido alvo de denúncia do Sindipetro-NF sobre falhas na execução do projeto e ausência de testes ainda no estaleiro, em Pernambuco. Na época, a ANP (Agência Nacional do Petróleo) chegou a interditar a unidade.