Protestos no Norte Fluminense na passagem da tocha olímpica

O dia de ontem e a manhã desta segunda-feira foram de protestos na passagem da tocha olímpica por cidades do Norte Fluminense, com as presenças de diretores do Sindipetro-NF. Na capital fluminense também houve manifestação com participação de sindicalistas da entidade.

Em Campos dos Goytacazes, no domingo, houve gritos de “Fora Temer” em pelo menos dois pontos do trajeto, nas avenidas 28 de Março e Alberto Lamego — nesta, em frente à Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense).

No protesto da Alberto Lamego, estudantes da Uenf e militantes sociais atiraram papéis com a reprodução de notas de dólar com a imagem do ex-governador Sérgio Cabral. A manifestação denunciou o superfaturamento de obras para as Olimpíadas, enquanto salários dos servidores estão atrasados e instituições, como a própria universidade, correm o risco de fechar. O diretor Tezeu Bezerra representou o Sindipetro-NF.

Em Macaé, também ontem, o protesto começou às 18h e chegou a alterar a cerimônia. A tocha precisou ser mantida dentro de uma van em um trecho próximo ao prédio histórico da Câmara de Vereadores. Cerca de 80 pessoas participaram da manifestação, com palavras de ordem e faixas contra o governo interino golpista de Michel Temer e em defesa do pré-sal e da educação, com participação do Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação) e do movimento estudantil. O NF foi representado pelo diretor Marcelo Nunes.

Na manhã de hoje, em Rio das Ostras, faixas de “Fora Temer” foram estendidas e também houve protesto dos estudantes da UFF (Universidade Federal Fluminense) contra a cultura do estupro, em função do grande número de ocorrências na cidade. O sindicato foi representado pelo diretor Wilson Reis.

Rio de Janeiro

No centro do Rio de Janeiro, petroleiros marcaram presença ontem no Ato Nacional da Frente Brasil Popular, contra o golpe, o corte de direitos e em defesa da Petrobrás e do pré-sal. A concentração começou na Candelária e houve caminhada até a Praça Maua. No Museu do Amanhã, um dos principais pontos de atração da Cidade Olímpica, os manifestantes estenderam uma grande faixa “Temer Golpista”. Cerca de mil pessoas participaram do protesto. O Sindipetro-NF foi representado pelos diretores Alessandro Trindade e Flávio Borges.

[Veja mais fotos dos protestos na região e na capital na página do Sindipetro-NF no Facebook]

[Foto: Parte do protesto na passagem da tocha olímpica em Macaé]