Na noite desta sexta,5, haverá a abertura do evento “Cuidar nos Terreiros” no Ilê Omin Axé D’Oxum (Terreiro do Anderson) localizado na Avenida W5- Travessa 28 – no Lagomar. No dia seguinte acontece às 10h o lançamento do vídeo de mesmo nome, no Colégio Municipal Prof°. Paulo Freire. O diretor Marcelo Nunes estará representando o Sindipetro-NF no evento.
O documentário, fruto da parceria entre a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (RENAFRO) e o Ministério da Saúde, tem como objetivo valorizar os saberes tradicionais dos terreiros no campo da educação em saúde, além de divulgar os terreiros como espaços de promoção da saúde e parceiros do Sistema Único de Saúde (SUS). O vídeo foi filmado em São Luís, Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre mostrando a pluralidade cultural das religiões afro-brasileiras e sua importância na preservação da memória do povo negro.
A programação também inclui painel sobre as Religiões de Matriz Africana, os Saberes Tradicionais na Promoção da Saúde e Direitos Humanos. O evento é realizado pelo Movimento Negro de Macaé (MNM) e a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (RENAFRO) e teve apoio do Sindipetro-NF.
PROGRAMAÇÃO: O CUIDAR NOS TERREIROS
05 de agosto de 2016
NOITE (18 às 21h)
Abertura e Boas Vindas no Ilê Omin Axé D’Oxum (Terreiro do Anderson)
-End. Avenida W5- Travessa 28- Lagomar-
Como funciona uma Rede: desafios e perspectivas
Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde: histórico e conquistas
06 de agosto de 2016
No Colégio Municipal Prof°. Paulo Freire- Avenida W5- entre W22 e W24-Lagomar
9h- Louvação
10h- Lançamento do vídeo “O Cuidar nos Terreiros”
11h- Mulheres de Axé
12h/13h- Intervalo
13h- Apresentação Jongo Tambor Macaé
13:40h- Homens de Axé
14:30h- Juventude de Axé
15:00/15:20- Intervalo
15:20- Construindo o Núcleo Macaé da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileira e Saúde
17:00- Término