Assembleias no NF a partir da segunda, 22

Do Boletim Nascente – O próximo dia 31 será de mobilizações intensas na Bacia de Campos, com o início de um protesto que tem previsão de durar 48 horas nas plataformas e no terminal de Cabiúnas. O indicativo do sindicato será avaliado pela categoria petroleira em assembleias a partir da próxima segunda, 22 (confira calendário abaixo).

A data escolhida para o começo do protesto faz referência a um dos locais mais crônicos de perseguição na Bacia de Campos, a plataforma P-31, onde os trabalhadores estão em Operação Padrão.

Nesta unidade, os petroleiros denunciam uma série de abusos e perseguições, que continuam mesmo com a plataforma mobilizada. Na semana passada, um ex-membro da Cipa, que deixou recentemente a comissão e é reconhecido por sua militância, sofreu uma transferência injustificada e arbitrária.

Como ocorreu em mobilizações anteriores, o tipo de protesto será informado às vésperas da atividade. O objetivo é denunciar as perseguições a cipistas, militantes e líderes que, além da P-31, também acontecem em diversas plataformas e no terminal de Cabiúnas.

O sindicato tem apontado que, desde a posse do atual presidente da Petrobrás, Pedro Parente, aumentaram os casos de abusos gerenciais, arbitrariedades e práticas antissindicais em vários pontos da companhia, o que também ocorre na Transpetro.

São “punições injustas, transferências por motivos infundados, entre outras formas de perseguição a trabalhadores que participam das mobilizações. Para o Sindipetro-NF, a categoria não aceita a coação da gestão e tem um histórico de luta em defesa da liberdade de organização e reivindicação”, registrou a edição passada do boletim Nascente.

O sindicato orienta a categoria a enviar informações sobre casos de perseguições e punições nos seus locais de trabalho para [email protected].

Assembleias

Cabiúnas
Grupo E / Segunda , 22 / 15 h
Administrativo / Terça, 23 / 7h
Grupo A / Quarta, 24 / 15h
Grupo D / Quarta, 24 / 23h
Grupo B / Quinta, 25 / 15h

Plataformas
De sexta, 26, a domingo, 28, com retorno de atas até 12h da segunda, 29.

Indicativo:
Mobilização de 48 horas a partir de 0h de 31/08. O tipo de mobilização será divulgado nas assembleias para UTGCAB e antes da realização de assembleias para as plataformas.