Editorial do Nascente: A luta continua

O Senado Federal cumpriu ontem uma das suas mais submissas tarefas em atendimento aos interesses do capital financeiro nacional e estrangeiro, afastando a presidenta Dilma Rousseff. Uma página obscura da história brasileira que deixa órfãos de democracia mais de 54 milhões de brasileiros que tiveram seus votos cassados por meio de justificativas frágeis e pueris.

Não se observou nem mesmo o princípio jurídico básico de decidir em favor do réu em caso de dúvida, tendo sido amplamente demonstrado o caráter controverso da tipificação do suposto crime que teria sido cometido pela presidenta. Foi um caso claro de ditadura da maioria parlamentar em detrimento da maioria do povo.

Guerreira, Dilma enfrentou, mais uma vez, um tribunal golpista — o primeiro, em 1970, para manter um golpe; o segundo, em 2016, para aplicá-lo. A sua condição, tanto naquele julgamento quanto neste, foi descrita como sendo a de ré. Todos sabemos, no entando, que a sua real condição foi outra: a de vítima.

Como militante valorizada pelos seus pares, mas desconhecida do grande público, que tem em sua trajetória política a militância no PDT e, depois, no PT, com passagens em cargos de perfis mais técnicos do que políticos no Rio Grande do Sul, antes de chegar à condição de ministra do governo do Lula, Dilma já teria o seu papel histórico reconhecido.

Mas quis o destino que ela também se tornasse a primeira mulher a presidir o País e, agora, passasse pela necessidade de enfrentar os velhos algozes da democracia. Ela torna-se ainda maior. É uma gigante que pode ser, sem favor, colocada na galeria dos maiores quadros produzidos pela esquerda brasileira nos últimos anos, uma geração após Brizola, Lula e Arraes.

Seu exemplo, aliado a uma necessária reorganização das esquerdas, acabará por produzir uma renovação nestes quadros, que se forjarão nas duras batalhas reservadas pelos próximos anos.

Foram muitos os que tombaram por democracia e por direitos. E a eles devemos a obrigação de não esmorecer. A luta continua.