Nascente Extra – Bases de Terra

Nascente Extra Bases de Terra

{aridoc width=”100%” height=”800″}http://www.sindipetronf.com.br/images/pdf/nascente/NascExtraADM.pdf{/aridoc}

Gestão quer acabar com o turno Onshore

Para Sindipetro-NF objetivo da companhia é chegar a terceirizar a atividade

A gestão da companhia neste ano está motivada a acabar com as equipes de turno nas bases de Imbetiba e Imboassica. Primeiro acabou com a equipe da Sala Cofre do CPD, depois mudou o regime de trabalho dos grupos de SMS-24h de 12h para 8h e também dos técnicos de enfermagem.
Agora o foco é o pessoal que trabalha na Estação de Tratamento de Água. Não há mais a figura do folguista, o que obriga o trabalhador operar sozinho o equipamento. Segundo a diretoria do Sindipetro-NF o correto é que em equipes de turno o operador não atue sozinho na área, sendo necessária a presença de outros operadores.
Segundo o diretor do NF, Sergio Borges, o objetivo da Companhia é terceirizar a atividade ou fazer com que um operador acumule a função de vários trabalhadores. “A gestão espera que os trabalhadores de turno mais antigos saiam no PIDV – Programa de Incentivo à Demissão Voluntária. Então em nome da famosa “continuidade operacional” sejam obrigados a terceirizar a atividade ou fazer com que um operador sozinho acumule as atividades realizadas por até quatro equipes”.
Essas equipes de turno eram compostas por até dez trabalhadores, dependendo da área. Na visão do NF, tais equipes são fundamentais para garantir a segurança dos trabalhadores e das instalações em caso de emergência.

Economia de palito

Outro problema que atinge os trabalhadores em turno das bases administrativas está relacionada ao transporte de quem larga a noite. Antes havia um carro da Vix que levava os trabalhadores dos turnos até Campos ou Rio das Ostras. Esse carro foi cortado pela gestão.Agora, eles recebem vale transporte, sendo que não existe transporte regular para essas cidades.
A situação se agrava, porque os trabalhadores que saem às 23h têm sua segurança posta em risco ao se deslocar para a rodoviária de Macaé e ainda ter que esperar até 1h45 – que é o horário do primeiro ônibus para Campos, pois o último sai às 22h30.

Hora Extra

Também está virando rotina o não pagamento de horas extras quando em casos de dobra, cursos fora do expediente ou mesmo reuniões. O sindicato está ciente desse fato e tem cobrado em reunião a solução do problema.
“Sabemos que a gestão está ameaçando quem procurar o sindicato para reclamar dos problemas nas bases administrativas, mas a categoria não pode se calar” – comentou o diretor Rafael Crespo.

Desvio de Função

Nível técnico trabalha como nível superior

Dezenas de novos operadores, técnicos de manutenção e trabalhadores de outros cargos, admitidos nos concursos de 2014, não estão atuando em suas funções. Passaram por um rigoroso curso de formação, porém não puderam fazer o estágio a bordo (três embarques em unidade marítima), porque a gestão alegou precisar desse trabalhadores administrativamente em terra.
A diretoria do Sindipetro-NF questionou o GG da UO-BC, que alegou a necessidade de ter todos nos escritórios para assumir as funções dos trabalhadores de nível superior terceirizados pela Stefanini, que foram demitidos em 2015.
Chama a atenção do sindicato o fato da Petrobrás ter pago durante anos profissionais de nível superior para exercer a função que hoje está sendo desempenhada por empregados de nível técnico.
Para o NF, há algo errado nesse processo. “Ou nunca houve a necessidade da atividade ser realizada por nível superior e a gestão da UO-BC jogava dinheiro fora, ou estes técnicos estão realizando atividades de nível superior caracterizando o desvio de função” – comenta o diretor do NF, Rafael Crespo.
“Colocar jovens sem nenhuma experiência no Sistema Petrobrás para fiscalizar contratos milionários, ou pior deixando-os o dia todo sem nenhuma atribuição é um erro que desmotiva e coloca em xeque a imagem da empresa. É sabido que vários recém admitidos estão aderindo ao PIDV, por conta disso” – afirma Crespo. Se você deseja baixar histórias do Instagram de forma fácil e rápida, confira esta ferramenta útil: Baixar histórias do Instagram . Ela permite que você faça o download e guarde as histórias do Instagram para visualização offline ou compartilhamento. Experimente hoje mesmo e comece a baixar suas histórias favoritas do Instagram com facilidade.
A falta de efetivo que o Sindipetro vem denunciando está caracterizada na Petrobrás, tanto nas plataformas quanto em nível administrativo. O Sindipetro-NF condena tal postura da Cia e já cobrou ao RH a solução da situação e caso seja necessário chamará uma mobilização dos trabalhadores.

Postos Avançados

O impacto do fim dos postos avançados

Os postos avançados da Petrobrás foram criados com o objetivo de dar comodidade e proporcionar rapidez na solução dos problemas dos empregados, tanto da ativa como aposentados e pensionistas, além dos seus depen-dentes. Nesses locais que eram resolvidos pro-blemas de AMS, Benefício Educacional, empréstimos da Petros e emissão de declarações.
A gestão está desmontando esse projeto e substituindo pelo Botão Compartilhado. Com isso, grande parte dos atendentes foram substituídos por computadores.
No início do ano, a mudança do processamento do benefício educacional, que era feita no posto avançado, para o Botão Compartilhado causou um atraso de quase cinco meses para que milhares de empregados passassem a receber. Para a diretoria do Sindipetro-NF, uma máquina não substitui o atendimento pessoal, principalmente para aquelas pessoas que não tem familiaridade com o computador. É necessário buscar alternativas que facilitem a vida de todos.

Normando

Administrativos da Petrobrás: direitos lesados

Não é só na área operacional que a Petrobrás viola a legislação trabalhista. Trata-se de opção política por um modelo de gestão, em toda a Companhia, o que implica em absurdos históricos. Seguir a lei não é o forte dessa cultura corporativa.

HORAS EXTRAS DO NÍVEL SUPERIOR
A CLT não excetua do recebimento de Horas Extras o profissional de nível superior. Mas a Petrobrás simplesmente olha pro lado e não paga. Usa a desculpa de cargos de gestão, quando a Lei somente exclui da hora extraordinária profissionais que possam, eles próprios, determinar que jornada farão.
A contradição não para aí. Quando chega a GREVE a Petrobrás literalmente opta pela corrupção, e paga Horas Extras aos que normalmente diz que não têm direito. Desde que furem a greve. Passada a greve, opera-se um milagre jurídico: os mesmos trabalhadores voltam a perder o direito a horas extras.
Para garantir o direito de todo o pessoal ocupante de cargos de nível superior, o Sindipetro/NF ingressou com ação coletiva, ainda aguardando audiência: processo 0101396-21.2016.5.01.0482.

HORA EXTRA DO ALMOÇO
Outra violação é a não garantia da hora de almoço. A enorme maioria do pessoal administrativo sai, come e retorna, ou sequer sai. Porém, a CLT fixa UMA HORA para REPOUSO E ALIMENTAÇÃO!
O intervalo de almoço, inferior a 1 hora, implica em computar como horas extras o tempo restante, não utilizado.
Com esse objetivo distribuímos uma outra ação coletiva, em favor dos sindicalizados: 0101816-26.2016.5.01.0482.

ISENÇÕES TRIBUTÁRIAS
As parcelas “alimentação” e “auxílio-creche” são isentas de tributação, segundo a jurisprudência dominante. Todavia, a Petrobrás desconsidera essa isenção.
Por meio de duas ações coletivas específicas, buscamos essa garantia na prática: 0096484-04.2016.4.02.5116 (IRPF ALIMENTAÇÃO ADM); 0122194-26.2016.4.02.5116 (IRPF AUXÍLIO CRECHE ADM).

CORREÇÃO DO FGTS
Não deixe de ler as matérias sobre nossa ação coletiva da correção do FGTS, disponíveis em: http://sindipetronf.org.br/publicacoes/nascente/item/6221-nascente-902
e http://sindipetronf.org.br/publicacoes/nascente/item/7791-nascente-949.