Gangway de UMS se desconecta de forma abrupta pela terceira vez

A gangway (passarela sobre o mar) que liga a UMS Praia de Itaipu às plataformas voltou a apresentar problema grave na tarde de ontem e se desconectou de modo abrupto da P-40, onde a unidade de manutenção e serviço está acoplada.

A desconexão aconteceu sem auto lifiting (a elevação da gangway, com sinalizações visual e sonora, com o seu recolhimento). Não houve feridos, pois no momento não havia trabalhadores atravessando a ponte.

Os petroleiros estão sendo transbordados de helicóptero entre as unidades marítimas. Não há previsão de retorno da conexão da gangway, enquanto as causas do acidente não forem identificadas.

É a terceira vez que a situação acontece, tendo sido as duas anteriores quando a UMS estava acoplada à P-48. Em abril deste ano, a gangway chegou a cair no mar. O equipamento foi substituído por outro do mesmo modelo. Em setembro de 2015, a passarela também se desconectou de forma abrupta e atingiu a tubulação da ventilação do gás inerte. Por sorte, também nestes casos, a ponte estava vazia no momento do acidente.

O Sindipetro-NF vai indicar representante para a comissão de apuração do acidente e cobra explicações da UO-Rio sobre o caso. Para o sindicato, é inadmissível que uma operação que impõe tamanhos riscos continue a ser realizada de modo inseguro em razão da má gestão da Petrobrás.