Geplats assediam trabalhadores e contam mentiras sobre o ACT

O Sindipetro-NF está recebendo relatos de que gerentes de plataformas estão reunindo trabalhadores para tentar convencê-los a não aprovar os indicativos do sindicato. Uma das estratégias da gestão é mentir deliberadamente. Afirmam, por exemplo, que o caso da Fafen estaria “resolvido”, assim como a proposta da empresa de reduzir jornada com redução de salário.

O NF reafirma que está colocado o impasse negocial e não há qualquer garantia de que a empresa irá cumprir o acordado em relação à Fafen, com consequências nocivas para toda a categoria.

Também com relação à redução de jornada com redução de salários, não há nenhuma base para acreditar que o instrumento não será utilizado para assediar trabalhadores, empurrando-os para a adesão. Esse tipo de assédio acontece atualmente no PIDV.

A gestão também procura utilizar o discurso da crise para o não atendimento da reivindicação de reajuste salarial. No entanto, a empresa não explica como foi possível reduzir recentemente o preço do combustível, se o cenário seria de suposta crise na companhia.

Por tudo isso, o Sindipetro-NF lembra a velha máxima dos períodos em que o conflito entre o capital e o trabalho se coloca de modo mais explícito, às vésperas das grandes mobilizações: quem informa o trabalhador é o sindicato.

É muito importante que os petroleiros não cedam ao assédio dos gestores e se mantenham firmes na luta.