É greve a qualquer momento

Do Boletim Nascente – Desde a 0h de hoje a categoria petroleira da maioria das bases da FUP, entre elas a do Norte Fluminense, pode iniciar a qualquer momento uma paralisação. Os trabalhadores rejeitaram a mais recente proposta de Termo Aditivo ao ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) e aprovaram a greve, que agora se torna iminente.

Na região, as assembleias foram realizadas da sexta, 16, à quarta, 21. Trinta e oito plataformas, o Terminal de Cabiúnas e as bases administrativas avaliaram os indicativos. Votaram a favor da rejeição da proposta 1416 trabalhadores, contra 531 e 36 abstenções. Aprovaram a greve 895 trabalhadores, contra 842 e 181 abstenções. Unidades que não realizaram assembleias, ou que fizeram mas rejeitaram, podem realizar assembleias de adesão ao movimento a qualquer instante, para se somarem à luta de todos. [Veja o resultado final das assembleias]

As votações foram marcadas por forte assédio dos gerentes, que se fossem coerentes agora acatariam o resultado da maioria e fariam a greve. A presença de gestores nas assembleias buscou coagir os trabalhadores a votarem contra os indicativos do sindicato e, em algumas bases, esse movimento antissindical da empresa influenciou o resultado. Mas, no somatório da região, esses assediadores foram derrotados pela maioria comprometida com a luta pelo ACT, pela Petrobrás e pelo País.

O movimento será deflagrado e a proposta foi rejeitada porque a Petrobrás insiste pautar a redução de jornada com redução de salário, mas que para a FUP deve ser tratada na Comissão de Regime de Trabalho, assim como a redução do número de horas extras realizado na companhia. Outro ponto é o descumprimento do termo aditivo do ACT 2015/2017, com uma proposta onde não há nenhuma resolução sobre o ATS da Fafen, o que os petroleiros não concordam, pois acordo assinado é para ser cumprido.

Para os petroleiros do Norte Fluminense, as mobilizações indicadas também terão o caráter de protestar contra a venda de ativos e as privatizações .