Luto: Sindipetro NF lamenta a morte do companheiro Silvaney Bernardi

É com muita tristeza que o Sindipetro NF comunica o falecimento do companheiro Silvaney Bernardi, que morreu na tarde de ontem, primeiro de janeiro de 2017. Deixamos aqui nossos mais sinceros sentimentos a família e amigos desse guerreiro, que deixou um legado inquestionável para todos nós.

O enterro será hoje, às 10h, no Cemitério Vertical, na Vila Tarumã, Curitiba-PR.

“Os petroleiros e petroleiras perderam um grande companheiro de lutas que se dedicou com muito afinco na defesa da categoria. Silvaney não media esforços para cobrar da empresa o fim das mortes, mutilaçoes e adoecimentos tão frequentes no setor petróleo. Que o exemplo dele possa inspirar todos nós na luta por condições decentes de trabalho” – Marcos Breda, Coordenador Geral do Sindipetro NF.

Silvaney  Bernardi , estava com 53 anos, sendo conhecido por mais de vinte anos de forte atuação no movimento sindical. Engenheiro agrônomo de formação, foi operador da Usina do Xisto (SIX), em São Mateus do Sul-PR. Presidiu o Sindipetro Paraná e Santa Catarina por duas vezes, nas gestões 2008/2011 e 2011/2014. Estava licenciado dos cargos de secretário de saúde da Federação Única dos Petroleiros (FUP), de secretário da regional sul da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico (CNQ/CUT) e de secretário de relações com o setor privado e atividades terceirizadas do Sindipetro PR e SC.

Há pouco mais de um ano foi diagnosticado com um agressivo câncer de pâncreas e desde então travava uma batalha interna pela vida. Em sua última mensagem, enviada na tarde deste sábado (31), mais uma vez comprovou sua grandeza. “Amigos e amigas, gostaria de agradecer muito toda solidariedade que recebi. Estou em paz e desejo que vocês sejam muito felizes. Aprendi muito com todos vocês”, escreveu.

Entre as diversas homenagens que está recebendo, uma delas resume bem a dimensão do ser humano que perdemos. “É o tipo de pessoa que não parte nunca porque leva um pouco da gente e deixa muito de si”.

O desafio agora é que saibamos valorizar e reproduzir o legado e lições de vida que herdamos deste grande companheiro.