Sindipetro-NF quer esclarecimentos dos detalhes da proposta da redução voluntária da jornada de trabalho dos Petroleiros

A gestão da Petrobras emitiu um comunicado interno, nesta terça-feira, 10, informando que está solicitando sugestões dos sindicatos sobre o regramento da redução voluntária de jornada de trabalho. Além disso, ela insiste na pressa em aprovar a proposta reafirmado apenas os possíveis benefícios e insinuando que os sindicatos estão travando a negociação.

O Sindipetro-NF informa, que essa afirmação não procede e que até o momento não recebeu nenhuma notificação da Petrobras com relação a esse assunto.

A diretoria do Sindipetro-NF esclarece ainda, que o sindicato não é contra a proposta, mas quer que o assunto seja avaliado de forma coerente, para que os petroleiros saibam exatamente, o que estão aceitando. Para isso, o sindicato quer levar o assunto para uma comissão especial que possa tratar sobre as regras e esclarecer alguns pontos importantes, que não foram abordados na última proposta de regramento da estatal.

“Temos alguns pontos que não foram esclarecidos, como por exemplo, a divisão das tarefas, se a demanda de trabalho não for alterada, o trabalhador terá que condensar oito horas de atividades em seis; Também queremos saber se haverá diferenças nas avaliações de nível e se a PLR será proporcional; Com seis horas diárias a legislação garante apenas um intervalo de 15 minutos, dessa forma, não fica claro se os trabalhadores terão direito à hora de almoço e consequentemente ao auxilio almoço/refeição/alimentação. São exemplos de informações que afetam a categoria e que ainda não foram abordadas pela Companhia”, explicou o diretor do Sindipetro-NF, Sérgio Borges.