Gestão da UTGCAB descumpre legislação Estadual sobre brigada de incêndio

No dia 11 de janeiro foi realizada a reunião da CIPA, no TECAB. Apesar de ter sido negado o acesso ao restaurante ao diretor do Sindipetro-NF, Claudio Nunes, que teve que ficar em jejum das 8h às 17h para conseguir participar de toda a reunião, o encontro foi considerado proveitoso, já que diversas demandas foram indicadas pelos trabalhadores, e o Sindipetro-NF tendo esse conhecimento pode tomar as providencias necessárias para solucionar os problemas, que estão atingindo diretamente os companheiros e companheiras.

Dentre as principais demandas, está o problema da brigada privada. A Spring alertou que está na fase de estudo de rotas, pois agora um trabalhador da própria empresa ficará responsável pela condução da ambulância. A questão é que os funcionários da Spring ainda estão emitindo RAS, fazendo outros trabalhos de técnico de segurança, o que comprova que a Transpetro está agindo de má fé, indo em desacordo com a lei Estadual 7355, que diz que a brigada privada tem que ser dedicada e não pode realizar outras tarefas.

Essa é a terceira reunião da CIPA, na qual o sindicato alerta a empresa do problema e solicita que a mesma se adeque as leis, porém, todos os pedidos foram ignorados e agora o sindicato tomará as providências acionando os órgãos competentes.

Durante a reunião também foi constatado, que a equipe médica não está cumprindo o número mínimo de trabalhadores e mesmo assim a Petrobras está devolvendo pessoal a Transpetro. Essa atitude está em desacordo com o acordo coletivo e do Padrão de Resposta de Emergência – PRE, que define a composição mínima da equipe de saúde.

A CIPA e Sindicato também reforçam a cobrança da revisão do MD da avaliação das correntes líquidas (petróleo, condensado e derivados) de Benzeno, o que ainda não aconteceu. Vale lembrar que no MD de 2011/2012, feito junto com o ministério do trabalho, a empresa a poderia usar como referência, porém preferiu ignorar escrevendo um MD nada aceitável tendo como referência a saúde do trabalhador. Isso pode ser considerado uma forma de camuflar a medição de Benzeno.

Há ainda uma grande preocupação com relação a intoxicação referente a COS. Há relatos de trabalhadores desmaiando e passando mal por conta da intoxicação.

A empresa diz que criou um GT para avaliar o assunto, porém nenhum representante do Sindipetro-NF, nem da CIPA foram indicados para participar deste GT. Será enviado um oficio para o Sindipetro-NF participar do GT.

Mas, o Sindipetro-NF já entrou com uma denúncia no MPT e irá solicitar a parada das unidades do pré-sal até que seja solucionado o problema, A grande preocupação do Sindicato é evitar que ocorra algum acidente grave ou mesmo um óbito por conta da imprudência da empresa.