Sindipetro-NF esclarece pontos da carta manifesto dos trabalhadores do EDINC

Com base na Carta manifesto enviada pelos trabalhadores e trabalhadoras do Edinc, a diretoria do Sindipetro-NF esclarece alguns pontos.

Em primeiro lugar, a diretoria do SindipetroNF parabeniza aos companheiros do Edifício Novo Cavaleiros tanto pela crescente participação nas assembleias, que fazem parte das disputas do capital contra o trabalho, quanto pela elaboração de um manifesto que busca, de maneira respeitosa e construtiva, debater com a categoria petroleira alguns pontos da proposta da Petrobrás, cujo sindicato indicou aceitação, além de oportunidades de melhorias. Também, e muito especialmente, parabenizo pela aprovação massiva dos indicativos que se referem ao futuro da nossa empresa, que sofre um processo de desmonte e privatização que urge reação ainda maior da categoria petroleira e a mobilização dos trabalhadores do regime administrativo será fundamental para o sucesso desta batalha.

Sobre os pontos apresentados no manifesto, elencamos a seguir os seguintes esclarecimentos:

– Prorrogação do ACT até 2018

A FUP e seus sindicatos apresentaram esta demanda na reunião do dia 05/01, visto a necessidade de uma negociação que tende a ser mais difícil e com mais ataques à categoria petroleira do que a que todos nós acompanhamos nos últimos seis meses. Dentro do processo negocial chegou-se a proposta atual, onde defendemos a aprovação conjuntamente com dois outros indicativos que serão basilares para lutarmos tanto contra a privatização da Petrobrás quanto a iminente ofensiva ao nosso ACT.

Fica cristalino, a partir da recusa da empresa na prorrogação, as reais intenções de corte de direitos e redução de benefícios que teremos que enfrentar na próxima negociação.

– Melhorias no site do sindicato

Agradecemos profundamente as sugestões de melhorias ao nosso site. É muito importante termos o retorno dos visitantes para que possamos aperfeiçoar o meio de comunicação que é de todos. Podemos adiantar que em breve haverá uma modernização no nosso site.

– Assembleias virtuais

Temos o entendimento de que as setoriais, reuniões e assembléias são os momentos mais importantes para que a categoria e os seus representantes eleitos possam debater sobre as proposições elencadas, além de outros informes. A realização desses encontros também tem um objetivo político dentro da disputa salutar com a empresa, onde a quantidade de participantes nas assembléias influencia diretamente as propostas apresentadas nas mesas de negociação. Podemos dar o exemplo do próprio EDINC, onde nas assembléias costumavam comparecer uma, cinco, ou quanto muito, dez pessoas. Por estas razões reafirmamos a necessidade de todos participarem presencialmente dos debates que influenciarão diretamente a vida de cada um de nós.

– Vale refeição / Redução de Jornada

A confusão interpretativa realmente existiu na redação da carta compromisso enviada pela Petrobrás à FUP e seus sindicatos e divulgado à toda categoria. Esses textos dúbios motivaram a Federação suspender o seu Conselho Deliberativo no último dia 18/01, conforme o link http://www.fup.org.br/campanhas/campanhas-2016-termo-aditivo/item/20532-conselho-deliberativo-da-fup-so-se-posicionara-sobre-proposta-da-petrobras-apos-receber-minutas-do-termo-aditivo . Na minuta enviada este texto foi suprimido sendo substituído pelo seguinte teor: “A Companhia manterá o Auxílio Almoço para os empregados que já o recebam ou tiverem optado por ele até 31/01/2017, enquanto permanecerem fazendo jus à essa parcela, conforme norma interna.”

A questão sobre a redução de jornada também pode ser dirimida na mesma matéria acima.  Ratificamos a necessidade de todos os empregados do regime administrativo que tenham horário flexível participarem dos debates que promoveremos a partir do próximo mês sobre a redução de jornada, que em breve será divulgado nas nossas publicações, para que possamos construir uma proposta de regramento de redução de jornada que seja equânime e justa a todos os petroleiros e petroleiras.

Por fim, incentivamos a todos que sigam o exemplo dado pelos trabalhadores lotados no EDINC para que não haja questionamentos sem respostas, seja através de manifestos, email e principalmente a partir da participação presencial em todos os fóruns de debate realizados pelo Sindipetro-NF.