NF distribui bloco com formulário para registrar problemas de segurança

Os diretores do Sindipetro-NF estão divulgando nas bases a utilização do bloco criado pela FUP para registrar não conformidades nos locais de trabalho. O documento, em forma de talão, traz três vias de um formulário para o trabalhador indicar qual problema de segurança há em sua área e qual a possível solução.

Uma via fica com o trabalhador, outra com o gestor imediato do seu setor de trabalho e outra deve ser enviada ao sindicato.

O objetivo é documentar uma ameaça potencial à segurança, sob o ponto de vista do trabalhador, e contribuir para o levantamento de dados reais sobre a exposição da categoria a riscos.

“A empresa tem os mecanismos dela, mas são apenas punitivos. Nós precisamos de treinamento, de efetivo e do registro de dados de forma real. Só assim vamos ter uma estatística fiel sobre acidentes e desvios”, explica o diretor da FUP, Gerson Castellano, em vídeo que divulga o formulário.

Para o diretor do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, o documento também é importante para enfrentar os assédios das gerências, que procuram, de acordo com ele, sempre colocar a culpa dos acidentes nas costas do trabalhador.

“Os petroleiros têm sido assediados pelos gerentes e temos que enfrentar isso. O formulário é mais uma ferramenta neste sentido. O trabalhador preenche com o relato do problema e com a solução, se o caso não for tratado pelos responsáveis da empresa, podemos encaminhar para os órgãos fiscalizadores”, afirma Bezerra.

No formulário, há um campo para assinatura de ciência do gerente imediato. Caso o gestor se negue a assinar, há uma alternativa para informar essa recusa e campos para assinaturas de testemunhas de que a denúncia foi feita.

[Foto: Reprodução de Video da FUP]