Gerente coloca PVM-1 em risco com PTs fora de padrão

O Sindipetro-NF vai cobrar da Petrobrás explicações sobre denúncias recebidas, ontem, pela entidade, em relação ao comportamento de um gerente na plataforma PVM-1, na Bacia de Campos. De acordo com relatos dos trabalhadores, este representante da gestão da empresa está emitindo PTs (Permissão de Trabalho) sem atender a procedimentos da própria companhia. O comportamento está sendo considerado irresponsável e caracteriza indisciplina operacional.

Com apenas um operador de dia e um de noite, falta pessoal na plataforma, e a “solução” encontrada pelo gerente foi começar a, ele próprio, emitir as PTs da sala de controle, sem verificar as exigências do padrão de emissões de Permissão de Trabalho, colocando os trabalhadores e as instalações em risco.

A categoria relata que o gerente sobrecarrega o operador, que além de ter que cumprir as tarefas diárias — como manobras e acompanhamento de teste de poços e acompanhamento de suas PT’s —, ainda precisa acompanhar e assumir manobras e testes das permissões emitidas pelo chefe.