Petrobrás demora para informar acidente ao NF

No domingo, 2 de abril, por volta das 17h aconteceu um acidente na plataforma NS 40. Segundo os trabalhadores, um funcionário da empresa Qualitech, teve os três dedos da mão direita amputados, durante um serviço de substituição de polia na torre. Informações dos trabalhadores são de que ele prensou sua mão entre o cabo e uma polia.

Mais uma vez a Petrobrás não comunicou imediatamente ao sindicato. Ela só fez na segunda, 3, solicitando a indicação de um representante para a Comissão que investigará o acidente. Só no momento que os representantes da Petrobrás fizeram a solicitação que informaram o acidente, sem dizer que o trabalhador teve os dedos amputados.

De acordo com a empresa, “o acidente aconteceu durante a movimentação de uma polia do piso da plataforma para uma passarela abaixo do bloco de coroamento da mesa principal (sem operações) com o auxílio de guincho auxiliar (catline). O funcionário de uma terceirizada colocou a mão no cabo do guincho que içava o equipamento, em ação reflexa. Sua luva anti-impacto se prendeu ao cabo e sua mão acabou sendo conduzida à polia de içamento, tendo seus dedos imprensados entre o cabo e a mesma”.

A diretoria do NF critica o fato da empresa não informar o sindicato no dia do acidente, na tentativa de omissão. Também repudia essa política neoliberal de baixo efetivo e sucateamento da empresa que acaba atingindo os trabalhadores e, principalmente, os terceirizados que são as maiores vítimas dos acidentes de trabalho.

O NF solicita à categoria petroleira que continue a enviar informações, principalmente sobre esse acidente através do e-mail: [email protected]