Editorial do Nascente: Mais um motivo para votar

O desmanche da farsa do governo golpista é uma oportunidade para os trabalhadores, a mais importante desde que o país foi tomado pela quadrilha patronal que destituiu uma presidenta eleita para empreender, em curtíssimo tempo, os maiores ataques a direitos trabalhistas e sociais da história do País, em retrocesso jamais visto. Agora é a hora de partir para cima.

E quis o destino que esta reviravolta nacional encontrasse o Sindipetro-NF em um momento especial para qualquer organização dos movimentos sociais, em vibrante processo eleitoral. Portanto, uma das formas de seguir na luta, e fazer crescer a nossa força para enfrentar todo este turbulento cenário, é não abrir mão do seu direito de votar nas eleições da sua entidade.

Uma eleição sindical com grande participação dos trabalhadores e trabalhadoras é um recado enfático que qualquer categoria poder dar aos patrões, aos gestores, aos assediadores, aos entreguistas, a todos aqueles que vivem da exploração do trabalho alheio.

Hoje termina o prazo de votação, aberto no dia 29 de abril. E, mesmo com 26 urnas disponíveis na maior parte desse período de 21 dias, cobrindo todas as trocas de grupos possíveis nas plataformas e horários dos turnos e administrativos nas bases de terra, ainda há milhares de trabalhadores e trabalhadoras que ainda não exerceram o direito do voto — embora não se desconsidere que é motivo de celebração o fato de tantos outros milhares o fizeram.

O movimento dos trabalhadores e suas entidades são resultado de um processo histórico de empoderamento dos trabalhadores por meio da consciência de classe, e, ao mesmo tempo em que é forte em suas raízes, não é imune à ação das pragas do desleixo, da tentação do individualismo, da pressão da rotina que puxa cada um para os seus afazeres privados e os afastam dos temas coletivos.

Seu sindicato não existe sem você. Essa responsabilidade não é do outro. É sua. Não deixe de votar e vem para a rua gritar Fora Temer e Fora Parente!

[Nascente 992]