Editorial do Nascente: A vitória foi de todos

Dos 5.570 municípios brasileiros, 3.232 têm menos de 11 mil eleitores. Justamente este foi o colégio eleitoral do Sindipetro-NF, no pleito encerrado no último sábado, 20, com a apuração das 26 urnas do processo que durou 21 dias, em todas as bases da região e até em alguns estados fora do Rio de Janeiro. Do total de 11.074 filiados aptos a votar, 5.639 exerceram o direito, participando de um momento vigoroso da vida democrática da entidade.

Os números são parte do que pode ser utilizado para mostrar o peso da categoria petroleira na construção da sua organização sindical. Outro indicador é a participação de diferentes correntes políticas do movimento petroleiro, a disputa democrática de chapas e ideias, e a total transparência em todo o processo, inclusive com transmissão da apuração ao vivo pelas mídias do sindicato.

Um feito como este não pode ser banalizado, especialmente em tempos de ataques violentos às organizações dos trabalhadores. É uma vitória da categoria e deve ser valorizada. Foi um trabalho intenso da Junta Eleitoral, dos mesários, dos funcionários do Sindipetro-NF e também dos 80 integrantes de ambas as chapas em disputa, que tanto atuaram na fiscalização do processo quanto na busca por votos.

Um sindicato que nasceu, há quase 21 anos, da demanda local por uma melhor representação da base em suas reivindicações, e em consequência do peso da Bacia de Campos no cenário nacional, tem motivos de se orgulhar de chegar a essa maturidade com tamanha força institucional, capaz de fazer frente às grandes dificuldades que a realidade política do país impõe.

O NF está lado a lado com todos os sindicatos de luta deste país, está solidário a todos os movimentos sociais e lutadores do povo, atua tanto nas reivindicações específicas da categoria quanto nas causas que visam a justiça social, a distribuição de renda e a defesa do patrimônio nacional. É uma obra formidável de cada um dos filiados, cada um dos votantes desta eleição e de cada um dos que participaram de pleitos anteriores, entre outros momentos decisivos da vida sindical.

Vida longa ao Sindipetro-NF e às demais organizações dos trabalhadores. A vitória foi de todos.

[Nascente 993]