Manifesto de petroleiros de Cabiúnas denuncia insegurança operacional

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O Sindipetro-NF recebeu manifesto de trabalhadores da base de Cabiúnas que denuncia as condições inseguras de trabalho na unidade. Com diversas assinaturas, o documento registra as consequências do baixo efetivo, de intoxicações e da exposição a outros riscos.

Confira a íntegra do Manifesto:

 

Manifesto de Protesto Contra a Insegurança Operacional na UTGCAB (agora Benedito Lacerda)

Nós trabalhadores, Técnicos de Operação, que trabalham nas unidades de processamento do gás oriundo do Pré Sal, viemos por meio deste manifesto relatar problemas de dimensionamento de efetivo.

Não basta a empresa nos expor a intoxicação diária de gases que tem provocado tonturas, mal-estar, sequidão na garganta, estamos sendo expostos a riscos desnecessários por causa do baixo efetivo.

A gestão operacional da UTGCAB, além de não divulgar os critérios e parâmetros do efetivo mínimo de segurança das unidades para os trabalhadores (NR-20), de uma forma escrita (por ex.: e-mail corporativo), nos expõe a trabalhar com poucos pares na área operacional e no CIC (Centro de Controle Remoto Integrado).

As consequências estão nas comissões de investigação de acidente que já foram abertas somente neste ano de 2017: Vazamento nos tanques de tratamento cáustico na A-400 e o incêndio que ocorreu em uma das unidades de processamento de gás (U-301).

Será que uma vida precisa ser ceifada? Uma família perder uma pessoa querida? Um companheiro ser morto para que a gestão leve a sério a nossa segurança?

Precisamos trabalhar com segurança, para podermos retornar aos nossos lares.

Em paralelo a isso tudo, um companheiro de Cabiúnas do setor do óleo (UO-BC), Técnico de Operação, concursado da Transpetro e lotado em Cabiúnas desde 2004, está sendo devolvido a Transpetro, enquanto aqui, nós do Processo-B, necessitamos em nosso setor de mais técnicos de operação para ajudar na composição tão deficitária que é a nossa. Fora que essa dispensa prejudica a vida pessoal e profissional do mesmo.

Por isso, solicitamos ao Sindipetro-NF que seja divulgado no portal, facebook e demais mídias do Sindipetro-NF este manifesto e que sejam tomadas as devidas providências junto aos órgãos oficiais, podendo usar este documento como prova.