Movimento grevista na Halliburton é legítimo e segue forte

A greve legítima dos trabalhadores de WP da Halliburton segue forte e chega ao seu sexto dia. Apesar dos movimentos da gestão da empresas para deslegitimar o movimento, a diretoria do Sindipetro-NF lembra que na semana passada, exatamente no dia 22 de maio foi encaminhado à Halliburton um comunicado de greve, que foi respondido no dia 24 com um ofício reconhecendo que o aviso cumpriu o prazo legal e chamando o sindicato para negociar. A negociação aconteceu no dia 25, mas não chegaram a nenhum consenso.

“Ao contrário do que a empresa tem dito o movimento é para a retomada do pagamento das conquistas de 2011, que a Halliburton deixou de pagar de forma unilateral. Cabe avisar que o Acordo Nacional só será negociado após solução desse problema local” – explica o Coordenador do Setor Privado, Leonardo Ferreira.

O movimento hoje

Nesta quarta, 31, diretores e trabalhadores estão realizando um movimento de convencimento da categoria sobre a importância da greve em todos os aeroportos. A polícia esteve no aeroporto de Cabo Frio, analisou o movimento como ordeiro e pacífico e se retirou do local.

No Farol de São Tomé, a segurança aérea em conivência com a segurança patrimonial tomaram a atitude ilegal de embarcar os trabalhadores da Halliburton por um portão sem detector de metais. A medida fere procedimentos da  Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicados no dia 18 de outubro de 2010 no Diário Oficial da União.

” A diretoria do Sindipetro-NF vai denunciar a atitude à ANAC, pegar as imagens do pessoal entrando em local indevido e encaminhar ao órgão. É um absurdo a atitude da segurança aérea do aeroporto” – critica o diretor do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra

Comunicado de Greve
Resposta da Halliburton