Os petroleiros da Baker/BJ têm assembleia na próxima segunda, 12, às 17h30 — em primeira convocação, com segunda convocação às 18h — na sede do Sindipetro-NF, em Macaé, para avaliar indicativo do sindicato de rejeição de proposta formalizada pela empresa na última quarta, 7.
Após mentir aos trabalhadores na última semana — ao afirmar que havia formalizado a proposta —, a empresa finalmente formalizou a sua proposta para os dois acordos (2016/17 e 2017/18). A Baker/BJ não repõe a inflação acumulada no período.
A Baker propõe reajuste de 7,5% para o ACT 2016/17 e de 4,58% para o ACT 2017/18, índices abaixo da inflação medida pelo ICV Dieese, causando perda de 0,42% aos trabalhadores.
Em reunião anterior à formalização da proposta nesta semana, os representantes da empresa deixaram a mesa de negociações, inconformados pelo fato de os representantes da FUP não indicarem a aceitação da proposta, e por esse motivo não a formalizaram. Além disso, incentivaram empregados, muitos deles com cargos de confiança, a irem ao sindicato para tentar pressionar a entidade pela aprovação — sem que eles soubessem que a proposta não havia sido formalizada.
O sindicato repudia o comportamento da Baker/BJ e reafirma a necessidade de os trabalhadores não aceitarem as perdas que a empresa quer impor e o desrespeito com que a categoria foi tratada.