Gestão Parente assassina trabalhador em NS-32

O Sindipetro-NF condena a gestão assassina do Pedro Parente pelo assassinato ocorrido nesta sexta-feira, 09, no navio sonda NS-32 (Norbe VIII), fretado pela Odebrecht, na Bacia de Campos, que além da morte do trabalhador Erickson Nascimento de Freitas, 29 anos, funcionário da empresa IMI, prestadora de serviço da Odebrecht Óleo e Gás (OOG), deixou em estado gravíssimo outros dois companheiros, e um quarto com ferimentos leves. O Sindicato lamenta o fato e deixa os sentimentos à família dos companheiros.

Para a diretoria do sindicato, esse caso, assim como outros ocorridos em unidades marítimas, não podem ser considerados acidentes, já que há um histórico, que mostra claramente como a terceirização dos serviços afeta negativamente aos trabalhadores.

Há anos, o Sindipetro-NF luta por melhores condições de trabalho para a categoria, mas infelizmente, fica cada vez mais difícil sensibilizar a gestão da Petrobras e demais empresas, que nesse momento mais do que nunca, são movidas a ganância capitalista e ao ‘entreguismo’ total do seu patrimônio. Inclusive, ontem, 08, foi realizado um ato, com o apoio de diversos movimentos, na porta da Petrobrás, no Rio de Janeiro, justamente em protesto a esse cenário de desmonte do estado e da petrolifera que o governo golpista insiste em manter, sem pensar nos trabalhadores.

Denunciamos ainda, a situação de hoje, em que vivemos um cenário de retrocesso, onde a Petrobras instalou o Programa de demissão voluntária, de forma totalmente irresponsável, deixando que as plataformas e as demais áreas operacionais da Petrobras trabalhem com um efetivo muito abaixo do ideal em termo de segurança. Além desse processo de reduzir em 25% a força de trabalho, temos o problema da redução dos investimentos em manutenção das unidades e capacitação dos trabalhador, deixando nossos companheiros cada vez mais expostos a riscos.

O Sindipetro-NF acompanhará o caso de perto e indicou o diretor Valdik de Oliveira que embarcará  amanhã, 10, compondo a comissão de analise do acidente garantida no Acordo Coletivo de Trabalho.

“Está claro para o Sindicato que uma tragédia como a que afundou a P-36  e matou 11 trabalhadores está a vista e nós não aceitaremos essa situação. Chamaremos assembleias para realizarmos as mobilizações nacionais com os demais sindicato.” Afirma o coordenador geral do Sindipetro-NF Marcos Breda.

Sobre o acidente – Na manhã desta sexta-feira, 09, ocorreu a explosão em uma caldeira na praça de máquinas do navio sonda NS-32 (Norbe VIII), afretado pela Odebrecht, na Bacia de Campos.

A explosão com vapor super aquecido, causou a morte de um trabalhador e queimaduras em outros três, aconteceu durante manutenção em uma caldeira, mas ainda não se sabe o que motivou o ocorrido. Não houve incêndio, mas as operações na plataforma foram interrompidas.