Greve histórica de trabalhadores da Halliburton viabiliza negociação

Depois de 12 dias de greve, os trabalhadores do setor de WP da Halliburton decidiram em assembleia realizada no dia 05 de junho, suspender o movimento grevista por 90 dias.

A decisão foi tomada após audiência de conciliação realizada entre o Sindipetro-NF e a Halliburton, na qual a empresa se comprometeu com a retomada da compra de folgas suprimidas e estabilidade no emprego por noventa dias. Durante esse prazo, o sindicato e a empresa irão negociar uma forma de resolver definitivamente o pagamento da folgas acumuladas.

O Sindipetro-NF ressalta que a greve é um direito que os trabalhadores possuem como forma de cobrar seus direitos, quando esses não são atendidos. Como foi o caso da Halliburton, que só aceitou uma negociação após o movimento dos trabalhadores e trabalhadoras.

Ressaltamos ainda que já recebemos algumas informações de possíveis retaliações, o que não será aceito pela entidade sindical. Caso algum trabalhador sofra com esse procedimento totalmente ilegal, deve denunciar ao sindicato para que possamos entrar com a denúncia na justiça.

Retomada do acordo nacional

Com a suspensão da greve e o acordo com prazo de 90 dias, nesta quarta-feira, 14, será retoma a discussão do acordo nacional, que havia sido interrompida durante o movimento grevista.