13° Congrenf: Feira do MST traz produtos agroecológicos da Serra de Macaé

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

 

Além de debater ideias e propostas para a pauta de reivindicações e para atuações no cenário político brasileiro, os delegados e delegadas do 13° Congrenf (Congresso Regional dos Petroleiros e Petroleiras do Norte Fluminense) têm a oportunidade de ter acesso a produtos agroecológicos produzidos no Assentamento Oswaldo Oliveira, na região serrana de Macaé, onde acontece o Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS).

De acordo com o assentado e dirigente do MST, Mauro dos Anjos, as frutas, verduras e legumes do assentamento não são cultivadas com o uso de agrotóxicos. Desde o início da luta pela desapropriação do local, em 2008, a proposta dos produtores é a de empreender um cultivo limpo, que prejudique a natureza e a saúde.

O Sindipetro-NF é um parceiro antigo do MST. Na sede de Campos dos Goytacazes, acontece a feira com produtos do Acampamento Luiz Maranhão. Em Macaé, a proposta é a de que a promoção da feira do assentamento Oswaldo Oliveira também se torne frequente nas atividades petroleiras e nos bairros.

Assentamentos do MST em todo o estado também participam, anualmente, da Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes, no Largo da Carioca, no Rio.