Editorial do Nascente: Parada para reabastecer

São comuns as analogias com o futebol, mas talvez a posse da diretoria e do conselho fiscal do Sindipetro-NF para o mandato 2017/20, no último domingo, em meio a uma corrida acirrada contra o corte de direitos dos trabalhadores, permita uma analogia com a Fórmula 1: foi como uma parada rápida no box para reabastecer, mas é preciso voltar em poucos segundos para a pista. Tudo isso com trabalho ágil da equipe.

A vida sindical ganhou uma velocidade proporcional aos ataques que enfrenta. Há três ou quatro décadas, uma greve era marcada com meses de antecedência, fruto de um processo longo de negociações e em meio a uma campanha reivindicatória extensa. Atualmente nem mais se sabe se é possível demarcar o que é período de campanha, pois a campanha é permanente, e a necessidade de greves e mobilizações é imposta quase diariamente.

Boa parte da nova diretoria do NF é experimentada nessa dinâmica. Seja por, embora jovem, ter feito parte da diretoria anterior, ou seja por ter experiência em outras frentes dos movimentos sindical e social. Mas se não o fosse, teria que aprender rápido. Não há tempo a perder. No dia seguinte à posse foi realizada a primeira reunião da Diretoria Colegiada, com a necessidade de fazer frente a inúmeras demandas específicas da categoria petroleira e da conjuntura nacional. Tiveram que assumir o comando do carro com a corrida em curso.

Os próximos dias são de congressos, reuniões, embarques, grupos de trabalho, contatos diários com a categoria e interação com os demais movimentos sociais, no trabalho e enfrentamento aos golpes de Mishell e da grande banda pobre do Congresso Nacional. Há uma agenda intensa de resistência e luta, boa parte dela definida pelo conjunto de compromissos assumidos durante o 13º Congrenf (bit.ly/2tNXnsC).

São ações que envolvem o combate ao assédio moral, à redução de efetivo, à terceirização, à insegurança no trabalho, ao corte de direitos, e pelo cumprimento da Pauta pelo Brasil, defesa do acordo único no sistema Petrobrás e resistência junto a toda a classe trabalhadora aos golpes contra a democracia e os mais pobres.

Luta não falta, mas disposição também não.

[Nascente 999]