Movimento negro reunido em Plenária no NF nesta tarde

Militantes e dirigentes de movimentos negros de Campos dos Goytacazes, Macaé, Quissamã, São João da Barra e São Francisco do Itabapoana estão reunidos hoje na sede de Campos do Sindipetro-NF na V Plenária Regional, preparatória para a Edição Estadual da III Marcha de Mulheres Negras, que será realizada no próximo dia 30, no Rio.

A plenária foi chamada pelo Movimento Campista de Pesquisa da Cultura Negra (MCPCN), uma das entidades integrantes do Forum Municipal de Mulheres Negras, mobilizando apoiadores de diversas entidades dos movimentos sociais, entre eles o Sindipetro-NF.

A coordenadora do MCPCN, Maria José Serafim, explicou que a entidade, fundada em 2002, tem como objetivo a promoção da cultura afro-brasileira por meio de ações que “viabilizem qualidade de vida e possibilidades de enfrentamento das iniquidades”, com geração de renda, inclusão social, educação e saúda das populações vulneráveis — negros, quilombolas, ciganos, ribeirinhos, entre outros.

Ela fez uma exposição sobre as conquistas recentes das mulheres negras, entre elas a inserção das mulheres negras e quilombolas no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a criação do Dia Municipal da Mulher Negra, criação do projeto Requisito Raça Cor de diagnóstico da saúde da população negra e implementação de políticas afirmativas da população quilombola junto à gestão do município.

A diretora do Sindipetro-NF, Conceição de Maria, que também fez uma exposição no evento, fez um relato sobre o movimento em Macaé, e destacou a luta pela defesa da política de cotas. “Quando o nosso povo conseguiu ter acesso à universidade, as pessoas vieram dizer que estávamos fazendo racismo. Nós não estamos fazendo racismo, estamos fazendo reparação de 500 anos”, disse.