NF manifesta solidariedade a Lula e chama para a resistência

O Sindipetro-NF manifesta completa solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, neste momento em que, de modo parcial e previsível, a maior liderança sindical da história brasileira foi condenada, sem provas, pelo juiz Ségio Moro. E uma entidade dos trabalhadores o faz por entender que o ataque a Lula não acontece tendo como alvo a sua pessoa física ou mesmo política, mas ocorre em orquestrada ação contra toda a classe trabalhadora, em um cenário de golpes contra a democracia e os direitos.

Lula tem uma vida dedicada às causas sociais e realizou o melhor governo da história republicana brasileira. Se não conseguiu vencer todos os desafios de 500 anos de injustiças é porque, como se vê agora, as forças do atraso são muito articuladas e intensas na defesa dos seus privilégios. Ainda assim, tirou 32 milhões de brasileiros da miséria extrema — que começa a voltar —, ampliou como nunca a oferta de ensino técnico e universitário, fortaleceu a Petrobrás, que descobriu o pré-sal em seu governo, fez renascer a indústria naval, ampliou a classe média, tudo isso em um ambiente de estabilidade institucional e democracia.

Os petroleiros e as petroleiras são testemunhas mais diretas dos avanços do governo Lula no Setor Petróleo. Foram tempos de conquistas nos acordos coletivos e de crescimento da Petrobrás, que foi salva das tentativas privatizantes dos governos anteriores — tendo quase mudado de nome para Petrobrax no governo FHC — para ocupar o protagonismo internacional que merece. Agora, como se vê, todo este avanço está sob ameaça nas mãos dos golpistas.

Ao defender o legado de Lula, ao atestar a sua prontidão e parceria com a categoria petroleira, ao entender que a sua condenação é injusta e de caráter político, o Sindipetro-NF reafirma o seu chamado à resistência e à luta, pois está mais do que provado que o golpe é contra toda a classe trabalhadora.

Mexeu com Lula, mexeu conosco.

Diretoria Colegiada do Sindipetro-NF
Macaé, 13 de Julho de 2017.

[Foto: Petroleiros (jaleco laranja), entre eles diretores do Sindipetro-NF, que participam do Congresso Nacional da CNQ, em São Paulo, foram levar solidariedade a Lula, durante coletiva concedida pelo ex-presidente na manhã de hoje]