XVII Confup: Congresso entra no último dia com discussão de pauta e calendário de lutas

O XVII Confup (Congresso da Federação Única dos Petroleiros) entra hoje no seu último dia. As primeiras atividades do plenário aprovaram um calendário de lutas da categoria petroleira para os próximos meses. Neste momento, delegados e delegadas discutem a pauta de reivindicações. O evento está sendo realizado em Salvador desde a última quinta-feira.

Em seguida será realizada mesa com o tema “Privatizar a Petrobrás faz mal ao Brasil”, com José Maria Rangel (FUP), José Sérgio Gabrielli (UFBA) e Eduardo Pinto (UFRJ). Esta mesa estava prevista para ontem, mas precisou ser adiada em função da extensão dos debates das mesas anteriores.

Antes dos trabalhos no plenário, a delegação do Norte Fluminense, a maior do congresso, se reuniu. Entre os temas tratados esteve a perspectivas de momentos duros de enfrentamento nos cenários local e nacional.

O coordenador geral da FUP, José Maria Rangel, participou da reunião do Norte Fluminense. Ele explicou que “o momento é de acumular forças” para enfrentar o que está por vir, com perspectiva de recrudescimento da Direita para cortar direitos e desmontar o estado brasileiro.