Baixo efetivo em unidades da Bacia é estratégia para fragilizar Petrobras

*Sergio Borges

Em meio ao anúncio de vendas de plataformas, o Sindipetro-NF recebeu uma denúncia de que o efetivo das plataformas P-09 e P-12 está seriamente comprometido a ponto de colocar em risco todos os trabalhadores dessas unidades, assim como a própria instalação e o meio ambiente. Assédios, sobrecarga e falta de treinamento são aspectos comuns enfrentados pelos empregados que embarcam nesses unidades e também em várias outras da Bacia de Campos.

A denúncia recebida pelo sindicato relata uma série de problemas como falta de operador de lastro, falta de geplat, operador trabalhando sozinho, falta de treinamentos para funções específicas e pessoal com pouca experiência assumindo a operação. Tudo isso em meio a possibilidade de perseguição, ameaças de desembarque e um clima de instabilidade política no qual a empresa está submetida.

A direção do sindicato entende que as condições de baixo efetivo das plataformas fazem parte de um planejamento estratégico de fragilizar a Petrobras por dentro que está sendo implementado pelo governo e gestão golpista da dupla Mishel/Parente. Essa redução se faz necessária para facilitar a venda dos ativos, uma vez que, uma folha salarial reduzida facilitaria a entrada dos investidores internacionais e reduziria as possíveis dividas trabalhistas.

O grande problema é que essa redução também traz consequências graves para a segurança e saúde dos trabalhadores, que estão cada vez mais sobrecarregados sendo obrigados a cobrir áreas e atividades que não estavam previstos nos procedimentos internos da empresa. Relatos de trabalhos sendo executados só com uma pessoa, operador cobrindo várias áreas e pisos onde existiam vários operadores, números excessivo de permissões de trabalho, reembarques e horas extras que não estão sendo pagas estão se tornando cada vez mais comuns.

Dessa forma o trabalhador é assediado para cumprir toda demanda, muitas vezes não concordando com seus superiores, ou enfrentar o assédio e as ameaças de punições e desembarques. Essa ambiência vem gerando muitos problemas de saúde, principalmente nos aspecto da saúde mental, e traz consequências tanto no âmbito familiar, quanto na qualidade das tarefas laborais. A sobrecarga, o estresse, o cansaço, a falta de experiência ou treinamento favorece a ocorrência de acidentes, principalmente com os trabalhadores diretamente envolvidos nessas atividades.

A direção do Sindicato está denunciando às autoridades fiscalizadoras quanto ao descumprimento normativo que os gestores da Petrobras estão fazendo e encaminha que os trabalhadores que tenham mais informações entrem em contato com o sindicato através do email [email protected].

*Coordenador do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF

NOTA DA REDAÇÃO:  O departamento de saúde entrou em contato com o setor de SMS da empresa que respondeu ao sindicato negando a maioria das denúncias. No caso da denúncia de que os trabalhadores de P-09 que saíram da manutenção e foram transferidos para produção já terem assumido os postos de trabalho, sem fazer todos os cursos necessários, a empresa alega que eles não estão operando. A empresa também alega que nenhum operador de lastro em período de estágio supervisionado fica sem acompanhamento.