MG: Explosão na Siderúrgica Gerdau mata dois trabalhadores

Imprensa da CUT – Nós últimos nove meses, três acidentes graves na empresa já causaram sete mortes.

Sindob / DivulgaçãoÁrea da Siderúrgica Gerdau onde ocorreu a explosão

Uma forte explosão nesta terça-feira (15) na Siderúrgica Gerdau, em Ouro Branco (MG), a 116 km da capital, matou dois trabalhadores e feriu outras 10 pessoas, duas ainda em estado grave. O acidente aconteceu durante uma operação de manutenção na coqueria (forno que produz o coque, componente essencial à fabricação do aço, derivado do carvão mineral).

Em novembro e dezembro de 2016, dois acidentes já haviam causado mais cinco mortes. A Siderúrgica Gerdau divulgou nota onde informa que ainda está analisando as possíveis causas do acidente e que está prestando assistência às famílias das vítimas.

Foi aberto um inquérito pela Polícia Civil, para investigar a explosão e apurar eventual responsabilidade da empresa. Dos 10 feridos na explosão de ontem, dois foram transferidos de helicóptero para o setor de queimados do Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, devido à gravidade de seus ferimentos.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco e Base (Sindob), em 2015 já havia ocorrido uma explosão na coqueria, O presidente do Sindob, Raimundo Nonato Roque de Carvalho, relata que os operários temem pelas condições de segurança na usina. “Estamos denunciando frequentemente a falta de manutenção preventiva na usina”, afirmou o sindicalista.

Em nota, a empresa justificou, de maneira formal, que “os equipamentos da usina Ouro Branco estão em condições adequadas, obedecendo aos padrões de segurança estabelecidos na legislação vigente”.