Sindipetro-NF responde manifesto dos trabalhadores de P-32

A diretoria colegiada do SindipetroNF parabeniza os trabalhadores e trabalhadoras da P-32 pelo manifesto, que demonstra a força da categoria petroleira do NF acerca do diálogo entre trabalhadores que é crucial para a tão necessária unidade.

O NF agradece aos companheiros e companheiras, a possibilidade de esclarecer tal ponto, que já foi debatido nas setoriais, no Nascente e nas nossas discuções online pelo Facebook – o Face to Face do NF – mas que é sempre um assunto que nessecita do máximo de transpârencia e, assim, nunca é demais ter oportunidade de debate-los.

A contribuição assistencial é uma ferramenta legal e pouco usada do SindipetroNF graças a nossa saúde financeira o compromisso das diversas diretorias que já passaram pela entidade e a alta filiação que demonstra o compromisso dos petroleiros e petroleiras no NF. Contudo, há tempos que necessitam de uma maior arrecadação pontual, que foge de planejamentos de longo prazo -um dos pilares que mantem a nossa saúde financeira boa – e acabamos utilizando esse espediente, como foi na Greve de 2015, contra a privatização da empresa e o rebaixamento de quase 100 cláusulas. O custeio logístico, de pessoal e para fazer a campanha para a sociedade, onera mais a entidade nesse período de preparação para a greve.

Nesse ano de 2017, vivemos uma situação ainda mais complicada, pois além da complexa conjuntura interna, vivemos um momento de Golpe, cujo o futuro da classe trabalhadora depende diretamente e intrisicamente dos rumos que o país irá tomar. Por isso, o NF e a FUP tem participado de diversos fóruns extemporâneos como a defesa das estatais, defesa da democracia, defesa da classe trabalhadora.

Temos diversos exemplos de gastos de curtíssimo prazo e não planejados que apareceram nesse último tempo e que acaba onerando além do previsto o Sindicato e a Federação: 1) O ato pela soberania nacional do dia 3 de Outubro; 2) a campanha de assinaturas de uma lei de iniciativa popular para reverter a contrareforma trabalhista 3) a presença em fóruns da CUT – Fórum contra a privatização com as demais categorias estatais e fórum jurídico com estratégias contra as leis do govenro golpista; 4) a presença em diversos regiões como São Paulo, Paraná e Brasília nas frentes parlamentares em defesa da soberania nacional; 5) Campanhas publicitárias contra o desmonte da Bacia de Campos (relembrando os anos 90 e o caso da P-36) e 6) mobilizações a favor da democracia, concentrada, entre outros fatores, na defesa de que exista eleições em 2018, onde sem a presença do presidente Lula será fraude e mais uma ruptura a democracia.

Ademais, os companheiros e companheiras da P-32 estão completamente corretos no que tange ao argumento de “apertar os cintos”. Vale ressaltar que a históricamente, todas as diretorias que já passaram pelo NF sempre tiveram uma posição muito responsável e austéra com relação as suas contas, contudo, devemos mesmo enfrentar a nova realidade de queda de receita de quase 40%, graças ao PIDV, e o fim do imposto sindical, que somos totalmente a favor do último, mas também impacta as contas.

Claro, os números do NF são de certa forma estratégicos, não podemos colocar no manifesto uma avaliação quantitativa, mas relembramos a todos e todas que aprovamos esses números detalhadamente na assembléia anual de prestação de contas onde, num fórum reservado da categoria, debatemos esse quantitativo com mais liberdade e responsabilidade.

Podemos deixar aqui o compromisso de que estamos revendo diversos contratos e prestações de serviço e que, inclusive, já cancelamos alguns. Estamos revendo, também, nossa política interna de viagnes, hospedagem e deslocamento de diretores e funcionários, que participam de uma base territorial grande (de Cabo Frio até Farol) e muitos moram em diversas partes do país, como é característica da nossa categoria, especialmente a Offshore.

Reafirmamos o compromisso histórico do SindipetroNF, em seus 21 anos, com o dinheiro da categoria, sempre no intuito de manter a instituição totalmente saudável, sustentável e combativa.

Diretoria do Sindipetro-NF